As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Como ajudar um cachorro obeso a emagrecer?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

cachorro obeso

Você já viu um cachorro obeso? Assim como no caso dos humanos, a obesidade nos cães é um problema super recorrente e preocupante para a qualidade de vida do animal. O excesso de gordura pelo corpo é um grande responsável por diversas mortes e doenças nos cães, provocando não somente doenças cardíacas e hepáticas, mas também inúmeras impossibilidades no dia a dia do cão.

Sabendo de todo o perigo proporcionado pela obesidade canina, é necessário sempre ficar atento para uma “leve inchada” que seu cachorro der, as vezes sem que nem percebam. Ao notar, é importante que algumas medidas sejam tomadas, como mudanças de hábito e diferentes atividades que possam ajudar no emagrecimento do cachorro. Lembrando, esse é um tema que vai além da estética do animal, mas principalmente alerta para sua saúde. Abaixo, foram listadas algumas recomendações de o que fazer para ajudar um cachorro obeso a emagrecer. Por acaso seu amiguinho convive com esse problema? Então, venha conhecer.

Cuidados com a saúde de um cachorro obeso

Rações especiais contra a obesidade

A partir da primeira recomendação para ajudar seu cão obeso a perder peso, já é possível perceber que não é algo muito diferente dos cuidados humanos. Se for notada a obesidade canina no seu cachorro, é importante que você reveja o tipo de comida que ele está ingerindo, seja ração ou alimentos humanos. O recomendado no caso é que ele passe a comer rações especiais para cachorro obeso, que contam com a mesma quantidade de fonte de energia, igualando aos nutrientes e as calorias, porém rejeita boa parte das gorduras presentes em outras rações (em alimentos humanos, mais ainda).

Além da ração recomendada adequada para o seu cachorro obeso, é importante que as porções sejam também para o tamanho indicado, de acordo com a idade e com o porte físico do pet. Por exemplo, não é certo oferecer uma ração para cães gigantes a um cão de pequeno porte, pois ela contém nutrientes completamente diferentes do necessário para o menor.

Passeios frequentes

Não é novidade para ninguém que atividades físicas são fundamentais para o auxílio na perda de peso. Apesar de não conseguirem fazer atividades de extrema intensidade, como os humanos, os cães podem sim realizar exercícios físicos que os ajudem a emagrecer, como por exemplo, fazendo longas caminhadas e com intensidade variada de acordo com a idade e o quanto ele aguenta.

A corrida pode ter excelentes frutos para o emagrecimento de um cachorro obeso, mas é sempre válido se atentar para a capacidade do animal, respeitando os limites de quanto ele pode conseguir. No caso de um cão jovem e em um grau de obesidade pequeno, a corrida pode ser sim indicada gradativamente. Levar o seu pet para realizar trilhas, passear em praias e brincar em parques para cachorros podem ser ótimas opções para ajudar em seu emagrecimento.

Brincadeiras em casa

O processo de emagrecimento de um cachorro obeso deve contar com o apoio dos tutores para promover brincadeiras em casa. Para perder peso, tudo que um cão não pode fazer é ficar todo o tempo parado ou dormindo dentro de seu conforto, não se limitando a apenas passeios diários. É sempre necessário estar ativo. Sabendo disso, incentive brincadeiras também no lar: jogue bolinhas, ossos, brinque de puxar corda, esconde-esconde, obstáculos para ele pular. Qualquer coisa que o faça gastar energia é válida para prevenir a obesidade, e com certeza, ele não irá hesitar a uma boa brincadeira com o tutor.

Evite o excesso de petiscos

Apesar de já termos falado sobre rações, é necessário alertar também para o excesso de petiscos. Além de regular a quantidade indicada de ração no pote do animal, não adianta seguir isso à risca e recompensar seu pet com vários petiscos durante o dia, já que também são responsáveis pelo excesso de peso em cães. Ainda mais quando o cão não é fisicamente ativo. Mais uma vez, a quantidade recomendada de petiscos para um cão varia de determinada raça e peso.

Prefira petiscos naturais ou recomendados para cachorros obesos, com menos carboidratos e pouca gordura. Frutas e vegetais são ótimas opções de trocar os petiscos por agrados mais saudáveis, utilizando de bananas por exemplo. De qualquer forma, o indicado é sempre consultar um médico veterinário antes de oferecer alguma comida, seja petisco, ração ou frutas e vegetais.

Acompanhamento veterinário

Se você perceber que seu cão está obeso, o mais indicado é que ele seja levado a um médico veterinário. Isso porque, mais uma vez semelhante aos humanos, a obesidade pode ser um fruto de alguma doença, como no hipotireoidismo canino, que desencadeia a tendência a engordar. Sendo assim, o veterinário saberá a melhor medida a ser tomada para tratar do problema.

É importante levar ao especialista também para evitar novas doenças, já que a obesidade favorece o surgimento de diversos novos problemas, em locais como o coração, fígado e ossos. Dessa forma, o médico veterinário ajudará a família a cuidar do cão da maneira ideal.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS