Como calcular a idade dos gatos? Essa é uma pergunta que muitas pessoas já devem ter feito ao pensar quanto tempo poderiam passar com seu bichano ou por simples curiosidade. É muito importante para que seja determinada também a expectativa de vida das raças de felinos. A idade média que um gato pode atingir dependerá de alguns fatores como a saúde proporcionada durante a vida, a castração e a alimentação.
Mesmo assim, existem cálculos que nos permitem identificar quantos anos um gato de determinada raça tem e quantos ele atingirá. Veja abaixo como calcular a idade dos gatos e mais informações sobre a expectativa de vida dos pets.
Entendendo a idade dos gatos
Os gatos tem um avanço maior na idade durante os três primeiros anos de vida. Diferente dos humanos e dos cães, o início da vida dos felinos é impulsionado, tendo um desenvolvimento maior do que as outras espécies. Após isso, é possível determinar mais facilmente um padrão para a idade dos gatos, sendo um ano de vida animal equivalente a três humanos.
Vamos entender a lógica do desenvolvimento dos gatos
- 1 ano do gato: 14 anos do humano – felino atinge a fase adulta;
- 2 anos do gato: 24 anos do humano – felino se desenvolve dez anos em um;
- 3 anos do gato: 28 anos do humano – felino cresce menos, porém a partir dai cada ano equivale a quatro;
- 4 anos do gato: 32 anos do humano;
- 5 anos do gato: 36 anos do humano;
- 6 anos do gato: 40 anos do humano;
- 7 anos do gato: 44 anos do humano
- 8 anos do gato: 48 anos do humano;
- 9 anos do gato: 52 anos do humano;
- 10 anos do gato: 56 anos do humano;
- 11 anos do gato: 60 anos do humano;
- 12 anos do gato: 64 anos do humano.
Vale ressaltar que a idade não é exata ou comprovada cientificamente, porém é um jeito utilizado pela maioria dos médicos veterinários para determinar a idade dos gatos.
Relação para entender as fases dos gatos
Apesar da diferença do tempo dos períodos, a idade dos gatos pode ser definida através das fases da vida do felino, como filhote, adulto, idoso ou geriátrico. Bem longe do ser humano, o gato é filhote até os 8 meses de vida e se torna adulto logo com 1 ano, sendo um salto enorme comparado ao desenvolvimento humano e até dos cães.
Antes de conhecer, é necessário lembrar que independente da fase em que seu gato estiver a atenção com a saúde, carinho e suas necessidades é super importante.
Fase filhote: 1 mês a 1 ano;
Fase adulta: 1 a 7 anos;
Fase idosa: 8 a 12 anos
Fase geriátrica: 12 anos em diante
Outras formas de descobrir a idade dos gatos
Além das maneiras citadas para calcular a idade dos gatos, é possível que a descoberta seja feita através de outras formas. É muito importante se atentar a isso, principalmente em casos que o gato é resgatado e não se sabe sua trajetória exata.
Para determinar aproximadamente a fase de um gato filhote, é possível perceber algumas características comuns. Dentre elas, o cordão umbilical nos três primeiros dias de vida; manter os olhos fechados indicam uma idade de 5 a 15 dias; filhotes tem dentes de leite nascendo a partir da segunda ou terceira semana, que são mais claros do que os permanentes, que chegam entre o terceiro e sétimo mês.
É um pouco mais complicado descobrir quantos anos tem um gatinho durante sua fase adulta. Com base nos dentes, que ficam mais desgastados e escuros ao longo dos anos, os médicos veterinários podem até estipular uma idade aproximada, porém, sem uma base de estudo avançada é bem difícil saber ao certo.
Nas fases idosa e geriátrica também é difícil determinar exatamente a idade do felino, mas alterações comportamentais e na aparência ajudam na identificação. Conforme ganham idade, eles ganham uma pelagem mais opaca, e que se torna grisalha quando for um gato geriátrico. A energia, logicamente, fica abaixo do comum para brincadeiras e atividades, e o sono aumenta, e assim como em alguns filmes e desenhos, passam boa parte da fase descansando.