
O acesso de indústrias a exportações no setor pet vem ganhando escala no Brasil por meio da Commpazz. A consultoria, especializada em representação, distribuição e apoio a exposições em feiras nacionais e internacionais, já permitiu que 70 clientes, entre pequenas e médias empresas, abrissem frentes de negócio no Exterior.
Diretor de marketing e um dos sócios da empresa, Luiz Paulo Almeida valeu-se de sua experiência em comércio exterior para fundar a Commpazz, em 2013, juntamente com Guilherme Catarino e Lucas Fonseca. “Um fabricante havia feito uma venda pontual ao Uruguai, mas estava interessado em aumentar suas exportações e aproveitei essa oportunidade”, conta Almeida ao Panorama PetVet.
Desde 2015, os clientes da Commpazz, entre os quais Petix, Progato e JetPlast, vêm marcando presença em feiras setoriais como Global Pet Expo (EUA), Superzoo (EUA), Interzoo (Alemanha) e Zoomark. Mas o processo para consolidar a representatividade internacional da indústria começa bem antes.
Exportações no setor pet exigem uma série de ajustes na empresa
Para viabilizar as exportações no setor pet, a Commpazz analisa o dia a dia da indústria e providencia a adequação dos departamentos da empresa às demandas do mercado internacional. Essa fase inclui preparação da documentação, política comercial de exportação e montagem do cronograma de feiras. O tipo de produto e a escolha dos mercados-alvos são fatores determinantes para o sucesso da operação.
“Também fazemos uma profunda análise das peculiaridades de cada país. Alguns fabricantes brasileiros de casinhas de plástico, por exemplo, sofrem para entrar em nações asiáticas como Coreia do Sul e Japão, que dão preferência à China pela proximidade geográfica e baixo custo de materiais”, menciona.
Representante oficial no Brasil da Associação Americana de Produtores de Produtos Pet (APPA), e com escritório em Orlando, a Commpazz faz o cadastro das empresas nos eventos. “Indústrias que participam tanto da Global Pet Expo como da Superzoo, respectivamente em Orlando e Las Vegas, conseguem baixar seus custos de logística. Isso porque os estandes são despachados de uma feira para outra, mesmo com o intervalo de datas dos eventos, ocorridos em março e agosto”, reforça.
O follow-up dos produtos nos mercados prioritários é outra etapa importante, em que se verifica se o preço está justo e se o público está entendendo corretamente a finalidade daquele item. Ele destaca os tapetes higiênicos para cães fabricados pela Petix, líder de mercado, com o mesmo material usado em fraldas para bebês. “Mais espessos, são usados várias vezes pelos pets. Mas na Bolívia, no Paraguai e Uruguai, a preferência é pelos exemplares chineses, mais finos e descartáveis. Nesses países é preciso explicar ao cliente final que nosso tapete tem um custo maior por uma questão de praticidade”, explica.
A Commpazz também faz incursões aos países de origem para mapear distribuidores locais e treinar as respectivas equipes de venda das indústrias quanto à forma de apresentar os produtos. “Junto com a mercadoria, entregamos serviço e inteligência de mercado”, conclui.