Comemorações com o pet, o que fazer

O fim do ano chegou e muitos tutores começam a se preocupar em relação às comemorações com o pet. Fogos de artifício, som alto e aglomerações podem causar desconfortos aos gatos e cães. Com as tradições gastronômicas, os cuidados precisam ser redobrados para garantir a saúde e o bem-estar dos pets.
Confira alguns cuidados nas comemorações com o pet
Atenção à alimentação
Alguns alimentos causam alterações gastrointestinais discretas ou graves em gatos e cães, podendo até ser tóxicos, como uva e uva passa, alho e cebola, chocolate, macadâmia e lúpulo. Importante lembrar aos convidados que compartilhar comida de humanos com os pets pode ter consequências graves para a saúde deles.
Fuja dos rojões e fogos de artifícios
Por conta da audição mais sensível, gatos e cães sentem incômodos que podem se manifestar por meio de tremores, de latidos e/ou de tentativas de fuga. O ideal é não deixar o animal sozinho e, caso seja possível, isolar o som e a iluminação para diminuir o estresse. A dica é deixar o pet em um local familiar, com som ambiente como, por exemplo, TV ou rádio ligados em volumes apropriados, além de água e alimento disponíveis. Isso pode colaborar a reduzir a ansiedade e disfarça o barulho.
Mantenha seu pet longe dos utensílios descartáveis
É importante prestar atenção aos objetos que o pet pode engolir. Copos plásticos, guardanapos e todo o lixo da festa devem ser sempre jogados em local apropriado e fora do alcance dele, para que não gere um problema sério, caso o animal de estimação venha a ingerir algo.
Durante a festa
A decisão de mantê-lo junto durante a festa ou isolado vai depender do perfil e comportamento de cada pet, se ele normalmente lida bem com visitas e barulhos. Há pets que se estressam na interação com pessoas diferentes e costumam se esconder quando chegam visitas, principalmente gatos.
Fim da festa
Ao terminar a festa, certifique-se de que o pet está em casa e não escapou durante a despedida dos convidados. A agitação da saída das pessoas pode confundi-lo e, caso esteja estressado, pode ser a oportunidade perfeita para uma possível fuga. Uma ótima dica é identificar seu pet com plaquinha com o nome e telefone de contato. Fique atento!