As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Clínica veterinária é condenada por morte de cadela

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

clínica veterinária

Por considerar que houve negligência e imperícia no atendimento pré e pós-operatório, a 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo reformou sentença para condenar uma clínica veterinária e seus profissionais a indenizar a tutora de uma cadela que morreu cinco dias após passar por um procedimento de castração. As informações são do Conjur.

Em votação unânime, a reparação por danos morais foi fixada em R$ 5 mil. De acordo com os autos, o animal apresentou vômito, diarreia, prostração e dificuldade respiratória nos dias seguintes à operação, e morreu em decorrência de complicações de uma úlcera perfurada.

Houve negligência por parte da clínica veterinária

Embora o laudo pericial tenha atestado que a lesão não foi causada durante o procedimento, ficou provada a negligência dos veterinários antes e depois, uma vez que a cadela realizou a cirurgia muito abaixo do peso indicado e também não teve tratamento adequado depois que a tutora relatou os problemas pós-operatórios.

“A realização de procedimento cirúrgico, em especial porque eletivo e sem qualquer necessidade urgente, poderia ser melhor investigada no que tange do baixo peso ou, ao menos, aguardar que a paciente recuperasse seu peso. Nenhuma dessas alternativas foi sequer considerada”, disse o relator do processo, desembargador Carlos Alberto de Salles.

Segundo ele, a avaliação pré-cirúrgica e a ausência de qualquer exame configuram evidente negligência: “Ainda que não se possa vincular o evento morte ao procedimento, é evidente que a negligência e a imperícia verificadas no pré e pós-operatório contribuíram para o agravamento rápido da enfermidade que a cachorra possuía.” Salles lembrou que o laudo pericial também faz menção a irregularidades no prontuário e à conduta dos veterinários em não examinar pessoalmente a cachorra após as queixas da tutora.

Fonte: Redação Panorama PetVet

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS