
A startup ChatPet propõe aumentar em até 30% a taxa de conversão de vendas no mercado pet, por meio de uma ferramenta exclusiva de atendimento a clientes via inteligência artificial (IA).
Em 2024, Isabela Góis, especialista em marketing digital e empreendedora no setor pet, uniu-se ao sócio desenvolvedor Bruno Keller e à CEO Stephanny Freitas em Brasília (DF). A ideia foi conceber uma plataforma de chatbot voltada a resolver uma das dores do varejo pet – garantir uma abordagem mais eficiente aos tutores. Hoje já atende pet shops, clínicas e hospitais veterinários, hotéis e creches, projetando chegar ao primeiro milhão ainda em 2025.
“Comecei como pet sitter e posteriormente decidi empreender ao abrir um hotel para cães. Desde então identifiquei carência por um atendimento mais ágil. Após anos de experiência na gestão de negócios pet, migrei para a área de marketing e automação, identificando uma grande oportunidade para acelerar a transformação digital no setor”, comenta Isabella.
ChatPet obtém escala nacional
A ChatPet opera de forma 100% remota, com uma equipe distribuída por todo o Brasil, permitindo não só flexibilidade, mas também a escalabilidade necessária para atender a empresas de diversas regiões. A plataforma já atende mais de 50 estabelecimentos no Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, e tem planos de expansão para o Exterior ainda este ano.
“Tenho conexões com empresários do setor pet na Espanha, Portugal e Austrália, o que nos possibilita acelerar a internacionalização. É uma estratégia vantajosa, pois operar em dólar enquanto vivemos no Brasil pode reduzir significativamente os custos do ChatPet praticamente pela metade, e, ao mesmo tempo, dobrar o nosso faturamento”, analisa Isabela.
Solução fornece estatísticas para os gestores
A ChatPet configurou a ferramenta de atendimento para envio de respostas ao cliente em cinco segundos. A startup também dispõe de uma plataforma chamada FluxoChat, em parceria com a Motion Mode, uma agência de automação e marketing estratégico. Entre as funcionalidades estão lembretes automáticos de agendamento, leitura de imagens de cartões de vacina, follow-up automatizado, atendimento híbrido e suporte a emergências clínicas.
“Além disso, adotamos um sistema de análise de desempenho para gestores, com estatísticas detalhadas sobre contatos, gênero, faixa etária e localização, permitindo a criação de estratégias de marketing mais eficazes”, complementa.