Cachorro come cenoura?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
cachorro come cenoura
Foto: Freepik

As cenouras são naturalmente associadas aos coelhos, mas elas também podem trazer benefícios para outros animais, incluindo os cães. A seguir, saiba por que cachorro come cenoura, os benefícios e cuidados ao incluir o legume na dieta do pet.

Cachorro come cenoura: todos os benefícios

As cenouras podem ser oferecidas aos cães como petisco, complementando a alimentação sem substituir a ração, que deve ser a base da dieta. Segundo informações da Cobasi, o alimento é rico em vitaminas e minerais que promovem a saúde dos ossos e dentes, e ajudam no bom funcionamento do organismo. Além disso, é ótima fonte de fibras que auxilia na digestão.

O legume contém vitaminas A e E, que favorecem a visão, mantêm a pele saudável e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células. As vitaminas K, B e C também estão presentes, contribuindo para a metabolização de proteínas e a saúde geral do animal.

Por ser um petisco natural e de baixa caloria, a cenoura é uma ótima alternativa para agradar os cães sem comprometer o peso.

Cuidados e riscos ao oferecer o alimento para o peludo

Apesar dos benefícios, os tutores devem tomar cuidado com a quantidade fornecida e a forma de preparo da cenoura. Esse legume possui açúcares naturais e, se disponibilizada em excesso, pode prejudicar a saúde do animal. E lembre-se de consultar um médico veterinário antes de incluir qualquer alimento na dieta do seu cachorro.

Como introduzir o alimento ao cão

Como explicado anteriormente, a cenoura deve ser dada apenas como petisco, ou seja, em pequenas porções. Ela pode ser consumida crua ou cozida, mas é importante respeitar o tempo de cozimento, já que o excesso pode reduzir os nutrientes. Evite temperos, como sal, e jamais ofereça cenoura amassada ou refogada com alho e cebola, já que esses ingredientes são prejudiciais ao sistema digestivo dos cachorros.

 

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS