O buldogue francês é a concretização perfeita da frase “o cachorro é o melhor amigo do homem”. Companheiro, fiel, amável com crianças, fã de brincadeiras, teimosia, personalidade forte são algumas das características de uma das raças mais populares do mundo. Entenda a seguir o motivo de tanta paixão.
Origens do buldogue francês
Com uma musculatura forte e achatada, mesclada com seu perfil dócil, o cãozinho vem cada vez mais despertando o interesse como animal de companhia. Donos de uma personalidade única, a teimosia foi herdada dos buldogues ingleses. Rejeitados por seu tamanho pequeno, os cãezinhos foram levados a Paris para viverem em paz. A partir daí, passaram a ser valorizados pela burguesia francesa e sua popularidade só cresceu. Não à toa são a 21ª raça mais popular dos Estados Unidos.
Diferença entre o buldogue francês e o inglês
Apesar da origem semelhante, a diferença entre o buldogue francês e o inglês é grande. O que fica mais marcante é o tamanho, já que são de pequeno e médio porte, respectivamente. Além disso, no rosto de ambos se identificam rugas, mas no Inglês ela é mais proeminente.
Personalidade carinhosa
Por seu uma raça muito apegada e até carente, eles sempre querem estar próximos de seu dono, precisando de muita atenção. Mas não há do que se enganar, ao mesmo tempo o buldogue francês é brincalhão, muito esperto e pronto para aprontar com seus tutores.
Como cuidar
Apesar de ter muita energia para gastar, nem sempre o buldogue a utilizará ao máximo, por conta de seu caráter braquicéfalo (cães de focinho achatado), o que dificulta a respiração e torna as atividades cansativas. A característica também faz com que ele sinta muito calor em dias quentes, necessitando de hidratação e um bom lugar para respirar. Banhos, escovações na pelagem, alimentação regrada e aplicação de vacinas regularmente são sempre necessários.
Adaptação no lar
A raça é reconhecida pela sua adaptabilidade e pela fácil socialização com a família e com a casa. O buldogue pode até latir, mas em geral é considerado um cachorro tranquilo, que só late para o necessário. Seu maior barulho se deve ao ronco enquanto dorme e bem dificilmente ataca alguém, a não ser outros cachorros, já que é considerado um pouco territorialista.
Buldogue francês na mídia
Nas redes sociais o pequeno cãozinho vem tomando destaque. Um exemplo disso é o grande número de celebridades que têm um desses em casa. David Beckham, Lady gaga e Leonardo DiCaprio são alguns exemplos de tutores famosos de buldogues franceses. Além disso, as hashtags #frenchie e #frenchielover vêm roubando a cena no Twitter, com fotos e posts relacionados à raça.
Fonte: Redação Panorama PetVet