
A Brazilian Pet Foods, tradicional fabricante de alimentos para animais de estimação, reforçou a aposta na eficiência logística como estratégia para garantir a qualidade dos produtos até o varejo e manter a competitividade no setor. Com capacidade de produção de 15 mil toneladas de pet food por mês, a empresa já abastece uma vasta rede de pet shops em todo o país.
Com sede em Arapongas (PR), onde está localizada sua principal planta industrial, a companhia também mantém unidades fabris em Apucarana (PR), Cuiabá (MT) e Paulínia (SP). Essas instalações atendem toda linha de produção, operando com certificações e boas práticas de fabricação.
Para assegurar cobertura nacional, a empresa conta com centros de distribuição (CDs) localizados nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
“Os CDs regionais viabilizam o reabastecimento ágil dos PDVs, evitando estoques excessivos no varejo, o que contribui para a redução de custos e maior disponibilidade de produtos nas prateleiras. Essa estrutura também reforça a confiabilidade percebida pelos lojistas”, comenta Wilton Hernani, coordenador de logística.
Brazilian Pet Foods estrutura logística com rastreabilidade e parcerias regionais
A operação logística da BPF é estruturada com foco no controle de qualidade, desde a checagem das condições dos veículos até o monitoramento das áreas de armazenamento.
“As rações da BPF são acondicionadas em embalagens específicas, que protegem o produto contra contaminações e preservam suas características. No transporte e armazenamento, seguimos processos predefinidos, como evitar contato direto com o chão, manter distância de áreas úmidas e de exposição solar direta, além de usar lonas adequadas”, explica o coordenador.
A escolha de parceiros logísticos e centros de distribuição leva em conta estudos de viabilidade regional. “Determinamos as regiões de interesse e avaliamos operadores e transportadores locais. A implantação é feita com controle centralizado pela matriz em Arapongas”, afirma.
As cargas são monitoradas em tempo real por meio de sistemas de rastreamento. Tanto veículos próprios quanto transportadoras terceirizadas informam constantemente o posicionamento das entregas, oferecendo visibilidade à empresa e aos clientes.
Ainda segundo Hernani, a eficiência logística tem impacto direto na experiência do varejo e na percepção da marca. “Ela influencia na fidelização dos clientes, na lucratividade dos lojistas, na gestão de estoques e na competitividade, além de fortalecer a reputação da marca”, comenta.