
A Brazilian Pet Foods, com mais de 30 anos de experiência, vem se adaptando rapidamente às transformações do setor de pet food para ampliar relevância no mercado nacional. A fabricante decidiu mirar esforços na produção de alimentos naturais, orgânicos e sustentáveis, além de acompanhar a crescente personalização das dietas para pets. Esses fatores, segundo a companhia, são fundamentais para o futuro do setor.
Com sede em Arapongas (PR), a Brazilian Pet Foods está alinhada com as projeções otimistas para o mercado pet em 2025, que deve ter um crescimento bilionário e inovações em áreas como alimentação para animais de companhia. Conforme o relatório Global Pet Economy 2024, da Bloomberg Intelligence, o segmento de pet food deve continuar sendo o principal impulsionador do crescimento, ultrapassando os US$ 110 bilhões (R$ 660 bilhões) este ano e alcançando os US$ 146 bilhões (R$ 876 bilhões) até 2030.
O aumento da procura por produtos naturais e a preocupação dos tutores com ingredientes artificiais, como corantes e conservantes, vêm se refletindo diretamente nas escolhas de consumo. “Os consumidores buscam cada vez mais alimentos sem aditivos químicos. Isso tem moldado a oferta do mercado”, explica Dorie Zattoni, supervisora técnico-comercial da empresa e colunista no Panorama PetVet.
O desenvolvimento de novos produtos vai além da observação das tendências. “A criação de cada linha também envolve pesquisas detalhadas, feedback dos clientes e colaboração constante com nutricionistas e veterinários para garantir a melhor nutrição para os pets”, comenta José Marcos Viudes Calsavara, diretor comercial da Brazilian Pet Foods.
A empresa, que já realiza testes rigorosos de qualidade e utiliza ingredientes de altíssima qualidade, anuncia que em breve lançará novos produtos, incluindo alimentos funcionais voltados à saúde digestiva, imunológica e articular dos animais. “Nossa produção segue padrões internacionais de segurança alimentar, com um rigoroso controle de qualidade em cada etapa do processo”, acrescenta Calsavara.
Brazilian Pet Foods aposta em novos mercados e nichos
Em busca de novos mercados e nichos, a Brazilian Pet Foods está ampliando ainda sua rede de distribuidores supermercadistas e pet shops parceiros. Nichos como a piscicultura também estão no alvo. A fabricante, inclusive, aproveitou a última edição da International Fish Congress & Fish Expo Brasil, ocorrida em Foz do Iguaçu (PR) em setembro de 2024, como vitrine para sua recém-lançada linha de ração para peixes – a Brazilian Aqua Tech.
A expansão internacional também está nos planos da companhia, com foco na América Latina. “Estamos recebendo constantes consultas de compradores de diferentes países, que reconhecem a qualidade superior de nossos produtos. Por isso, estamos sempre avaliando novas oportunidades de internacionalização”, afirma Calsavara.
Soluções sustentáveis pautam linha de produção
Com planta de 38.500 m² em Arapongas (PR), a Brazilian Pet Foods tem capacidade para produzir 15 mil toneladas de ração por mês. Além disso, mantém oito centros de distribuição e mais de 200 representantes comerciais atendem os clientes do varejo pet em todas as regiões do país.
A empresa segue rigorosos processos de sustentabilidade. “Tratamos e filtramos nossas águas antes de devolvê-las à natureza e utilizamos combustível de biomassa para gerar energia em nossas instalações. Também mantemos parcerias estratégicas para promover a destinação correta e a reciclagem de plástico em todo o território nacional”, pontua Calsavara. Além disso, a Brazilian Pet Foods está em processo de substituir suas embalagens plásticas por alternativas totalmente ecológicas e recicláveis.