Beleza exótica do gato bengal é marca da raça

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

gato bengal

Com a pelagem  semelhante a do leopardo, o gato bengal ou gato de bengala surgiu nos Estados Unidos na década de 60. Foi a primeira vez na história que uma gato de origem selvagem cruzou com um felino doméstico, feito considerado surpreendente. Em 1991, o gato atraiu para si todos os olhares em uma mostra do gênero. Desde então, se tornou um dos gatos mais exibidos em exposições mundo afora.

A aparência selvagem esconde um temperamento dócil e amável, como todos gatos criados em lares. Os pelos são curtos e se apresentam ásperos no início da vida. Mas com o crescimento do filhote, a pelagem fica mais macia, criando manchas únicas ou faixas alternadas em tons de claro e escuro. Uma das principais características da raça, elas conferem ao animal um ar exótico.

Pelagem brilhosa do gato bengal reflete incidência da luz

Um fato curioso é que os fios podem brilhar como se tivessem com glitter na pele, de acordo com a incidência da luz no corpo do felino.Não precisam ser escovados todos os dias ou semanalmente. Basta uma vez ao mês. Outro aspecto interessante é que o gato bengal gosta muito de água e, então, dar banho não é problema. Ele inclusive pode aparecer do nada para dividir o chuveiro com seu tutor.

O adestramento é uma tarefa facilitada pela agilidade e rapidez de reflexos dos exemplares da raça. São também hiperativos e precisam liberar energia em passeios ao ar livre e com brinquedos interativos espalhados pela casa.

É uma raça considerada muito saudável, com expectativa de vida de 12 a 20 anos. O porte físico é médio, com altura variando de 25 cm a 35 cm e peso entre 6kg e 9kg. A estrutura óssea é robusta com musculatura também forte.

Indispensáveis são as visitas regulares ao veterinário. Os gatos bengal são propensos a doenças como cardiopatia hipertrófica, luxação patelar e atrofia progressiva da retina, males que o especialista é capaz de diagnosticar. Atenção redobrada com o calendário de vacinação do filhote, que deve ser iniciado após os 45 dias de vida.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS