Atacapet escala operações com aposta em atacarejo

Empresa muda modelo de negócios para consolidar marca no Espírito Santo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
ATACAPET
Atilio Amaral, sócio-diretor da Atacapet | Foto: Divulgação

Prestes a completar um ano de operação na cidade de Serra, no Espírito Santo, a Atacapet tem planos agressivos. Até o final de 2025, serão abertas mais seis lojas, uma na capital Vitória e as demais em Vila Velha, Guarapari e Serra. O estado capixaba foi o escolhido para ampliar o mercado, sob o molde atacarejo, após a empresa deixar São Paulo, local de origem, onde atuava como distribuidora.

O sócio-diretor da Atacapet Atilio Amaral confia que tem potencial para atingir seus objetivos. Sem revelar números, segundo ele, hoje a empresa está entre as top 5 do mercado estadual em termos de faturamento, reforçado com a unidade de 900 m2 de Cariacica, aberta em novembro último e as vendas pelo site. Com a mudança do foco de negócio, o mix ficou ainda mais diversificado. Hoje são mais de 12 mil produtos comercializados, com a introdução de ração e medicamentos.

Preço é diferencial da Atacapet

O catálogo relaciona artigos das linhas de acessórios e brinquedos, passando por equipamentos e artefatos de banho e tosa para cães e gatos até itens para roedores, pequenos répteis, peixes e aves. A grande dimensão da loja em Serra, cerca de 3 mil m2, permite o armazenamento do estoque, que fica totalmente à vista dos compradores. “Atendemos mensalmente 13 mil clientes entre petshops, o pequeno varejo pet, pessoas físicas e até supermercados”, conta.

Amaral destaca ainda que o diferencial da Atacapet está no preço, mais vantajoso se comparado à concorrência. “Nossa experiência acumulada como distribuidora nos deu tarimba para negociar condições de pagamento mais favoráveis junto a fornecedores”, avalia, acrescentando que a economia com custos de frete para entregas foi revertida em proveito do consumidor. “Temos o feedback dos clientes e procuramos oferecer o melhor preço da região”, reforça.

Experiência comprovada no mercado pet

Atilio, administrador de empresas de 24 anos, formado pelo Insper, é sócio do pai Ostilo Amaral que, em 1991, abriu, na zona leste de São Paulo, um pequeno pet shop. Sem qualquer formação acadêmica e após alguns tropeços, ele se proveu de conhecimento para inaugurar, em 1998, a importadora American Pets, que comandou até 2002. À época, o já então bem-sucedido empresário diversificou os negócios.

A Atacapet surgiu em 2013, inicialmente focada apenas em distribuição de acessórios pet, tornando-se a líder de mercado já no terceiro ano de operação. A divisão de atacado foi criada depois. A oportunidade de consolidar o novo modelo no Espírito Santo surgiu, entre outros fatores, em razão dos benefícios fiscais concedidos a empresas que se estabeleçam naquele Estado.

Atacapet
Fundação: 2013
Capilaridade: duas lojas nas cidades de Cariacica e Serra, no Espírito Santo
Número de SKUs: 12 mil
Número de clientes: 13 mil, entre pet shops, o pequeno varejo pet, pessoas físicas e até supermercados

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS