
A norte-americana AFB Internacional prevê a expansão das vendas para mais sete países da América Latina, impulsionada pela expansão do mercado pet na região. Com operações fabris no Brasil e na Argentina, além de um centro de distribuição no México, a empresa é reconhecida como uma das líderes globais em testes de palatabilidade de alimentos para animais de estimação, ajudando a chancelar lançamentos da indústria de pet food.
Só no Brasil a AFB atende mais de 50 indústrias de pet food, produzindo aditivos chamados de palatabilizantes. O objetivo é estimular uma ou mais capacidades sensoriais de cães e gatos – olfativa, sinestésica, sabor e textura –, permitindo que rações, petiscos e suplementos se tornem mais atrativos ao paladar. Também conta com clientes na Argentina, Colômbia, Equador, Honduras, México, Panamá, Peru e Uruguai e está em fase de negociação para expansão rumo ao Chile e à Costa Rica.
“Temos a intenção de expandir a venda de nossos produtos para mais sete países da América Latina, o que tende a se concretizar de um a até cinco anos devido a questões regulatórias”, ressalta o gerente de vendas Latam, Guilherme Marra.
Criada há 35 anos nos Estados Unidos, a AFB é uma subsidiária da Indústrias Ensign-Bickford, que mantém hoje oito fábricas em todo o mundo. Além dos dois complexos na América do Sul, está presente em quatro unidades nos Estados Unidos e ainda atua na Holanda e Tailândia. “Adotamos um modelo de expansão orgânica em vários continentes, o que nos aproximou de fabricantes multinacionais e elevou nosso know-how no mercado”, acredita.
AFB Internacional mira aumento da população pet no continente
A aposta de expansão da AFB Internacional no território latino-americano está atrelada ao aumento da população pet nesta região. “As taxas de crescimento de demanda de rações e petiscos no continente são maiores que as dos Estados Unidos, onde o mercado pet está bem mais maduro”, reforça.
No Brasil, a empresa fincou bandeira em 2010, inicialmente com um escritório que terceirizava a produção. Cinco anos depois, implantou uma fábrica em Jaguariúna (SP). “Contamos com 27 colaboradores em funções administrativas e que envolvem produção, P&D e qualidade. Por meio desse time, conseguimos agregar valor ao atendimento à indústria, fornecendo também o expertise em pesquisa, suporte técnico e atenção ao cliente”, descreve.
A unidade do interior paulista abastece o mercado interno e pretende funcionar também como hub de exportação para a América Latina e Ásia, a exemplo do que acontece na Argentina que já exporta para outros países.
“Quase 70% da nossa atuação está pulverizada em pequenas e médias indústrias situadas em diferentes regiões. Embora as grandes distâncias percorridas na logística de entrega elevem o valor do frete, o custo-benefício é compensador, trazendo mais excelência ao portfólio da indústria e impactando no volume de vendas em médio prazo”, comenta.