
Quando Lucas Vinícius ingressou na faculdade de medicina veterinária, não imaginava que seu futuro seria como adestrador de cães de sucesso. Criador de uma metodologia inovadora, ele destacou-se num mercado competitivo e construiu uma base sólida de seguidores nas redes sociais.
Com mais de 300 mil seguidores no Instagram; 88,5 mil no TikTok; 53 mil no Facebook e 227 mil inscritos no YouTube, o jovem de 25 anos realiza consultorias no país e ainda ministra aulas em países como Chile, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Japão, Filipinas e Vietnã. Combinando teoria e prática, a empresa Lucão Adestrador já ajudou mais de mil famílias e ministra treinamento também em pet shops.
Natural da zona leste de São Paulo, Lucas mudou-se para Botucatu (SP) em 2019, no intuito de cursar veterinária na Unesp. Para garantir renda extra, trabalhou com hospedagem e passeios de pets. Naquele mesmo ano, adotou Wilson, o que marcou o início de sua jornada no adestramento.
“Ele era muito medroso e provavelmente foi abandonado. Comecei a estudar comportamento canino e treinei o Wilson por conta própria”, relembra Lucas, durante entrevista ao Panorama PetVet. Um ano depois, ele decidiu se dedicar à área paralelamente com a faculdade de veterinária.
“No começo, meu objetivo ainda era me formar como veterinário. Mas à medida que me aprofundei nos cursos de adestramento, oratória e desenvolvimento pessoal, percebi que meu propósito era outro”, revela. O grande salto aconteceu em 2022, quando seu perfil no Instagram passou de 5 mil para mais de 100 mil seguidores em apenas dois meses. Na época, sua namorada Nathalia ajudava com o design das postagens. Mas o aumento da demanda exigiu a formação de uma equipe.
Em 2023, ele decidiu abandonar a faculdade de veterinária para se dedicar integralmente ao adestramento. “Foi o momento em que realmente me aperfeiçoei. Assimilei conhecimentos na área de marketing digital até alcançar o nível em que estou hoje”, conta. Lucas e Nathalia se casaram e hoje ela é sócia da empresa. Juntos, construíram uma presença autêntica nas redes sociais e ampliaram a base de clientes.
“Nosso diferencial é transmitir a realidade. Mostramos casos reais, o que colabora para a profissionalização da carreira de adestrador e transmite mais confiabilidade aos tutores. Nossa atividade abrange um trabalho estratégico comportamental”, acrescenta.
Equipe e metodologia do adestrador de cães
A empresa do adestrador de cães conta com o apoio de outros três profissionais na capital paulista, no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro. As consultorias começam com uma análise detalhada do comportamento do cão e são ajustadas conforme as necessidades específicas do animal e do tutor. O formato é personalizado, com aulas online e presenciais que duram, em média, uma hora e meia. O valor das aulas com ele é de R$ 450 para residentes no Brasil e R$ 600 para quem mora no exterior
Apesar de não ter parcerias formais com pet shops e clínicas veterinárias, o empreendedor frequentemente recebe convites de grandes varejistas e estabelecimentos para oferecer consultorias e palestras. A Petland é uma das redes que já recorreu aos seus serviços.

O adestrador planeja agora investir em cursos online, e-books e mentorias. Além disso, pretende aprimorar o canal no YouTube com vídeos mais detalhados, respondendo aos pedidos dos seguidores.