Existe ou não depressão em cachorros?

Você já parou para pensar na depressão em cachorros? É claro que os cães podem se deparar com situações de tristeza, mas isso significa que eles podem sofrer do mesmo problema como os humanos?
A depressão é definida como um profundo sentimento de tristeza e desamparo, que causa mudanças no humor, desânimo, irritação, angústia e preocupação constante de algo que está a acontecer. A depressão em cães é muito parecida com a humana e é caracterizada pelo mesmo tipo de sintomas.
Quais são os sintomas da depressão em cães?
O sintoma de depressão em cães mais comum é a apatia. O cachorro se torna apático e não tem vontade de fazer nada. Ele não sente interesse em brincadeiras, sair para passear ou participar das atividades que costumava curtir.
Outros sintomas incluem:
- Sono excessivo
- Perda de apetite e peso
- Mudanças na personalidade
- Comportamento de evasão
- Agressividade
- Ansiedade
- Visita frequente ao veterinário
- Medo excessivo de sons altos
- Comportamento autodestrutivo
Quais são os fatores que podem causar depressão em cães?
Os fatores que podem desencadear depressão em cães são muito similares aos que desencadeiam doença em humanos, como falta de rotina, problemas de saúde, luto, mudança de lar ou mudança de ambiente, abuso ou maus tratos, falta de afeto, ou, o que é mais comum, a separação dos tutores.
Como você pode ajudar o seu cão a superar a depressão?
A melhor forma de ajudar o seu cão a superar a depressão é tentando descobrir o que está causando a tristeza dele. Algumas atitudes podem ajudar você a ajudar seu pet:
Terapia comportamental – O seu cão pode ter necessidade de ir à terapia de comportamento para ajudá-lo no processo de recuperação.
Modificar o ambiente – Criar um cenário familiar para seu cão, colocando objetos que ele gosta e frases de incentivo.
Estabelecer uma rotina – Estabelecer uma rotina diária ajuda o cão a entender os limites e os que se espera dele.
Novas atividades – A diversão é a melhor forma de terapia, então tente descobrir novas atividades para o seu cão, como passear com ele, jogar brincar ou treinar habilidades novas.
Cuide da sua saúde – A saúde física e mental é muito importante para o seu cão. Então se você suspeitar que ele está doente, consulte um veterinário.
Leve-o para fora – Aproveitar o ar livre é uma ótima maneira de melhorar o humor, então passe algum tempo fora de casa com seu cão.
Atenção constante – E por último, dar muito amor e atenção ao seu cão. Isso é fundamental para ajudá-lo a superar a depressão.