Conheça os cachorros mais velhos do mundo

Você já teve curiosidade em saber quais são os cachorros mais velhos do mundo? A expectativa de vida dessas adoráveis criaturas varia de acordo com a raça, cuidados, qualidade de vida e outros fatores. Cachorros de grande porte vivem, em média, de 7 a 10 anos. Os de porte médio podem chegar a 13 anos e os menores têm vida mais longa, atingindo 18 anos ou mais.
Mas qual tutor não gostaria de ter a companhia de seu pet por mais tempo? Pois alguns tiveram a chance e o privilégio de estarem por mais tempo que o esperado ao lado de seus filhos de quatro patas. Esses peludos serão eternamente lembrados por seus tutores e ocuparam, por algum período de tempo, o posto de cachorro mais velho do mundo do Guinness Book, o livro mundial dos recordes.
Confira a lista de cachorros mais velhos do mundo
Bobi, da raça rafeiro do Alentejo, detinha, até o mês passado, o título de um dos cachorros mais velhos do mundo, reconhecido pelo Guinness Book. Ele havia completado 31 anos em maio último. Vivia na cidade portuguesa de Leiria, área rural de país. O tutor de Bobi, Leonel Costa, atribuía a longevidade de seu pet ao ambiente da fazenda em que viveu e ao fato de ter se alimentado com a mesma comida da família, mas sem temperos.
Bluey, um cão da raça boiadeiro australiano, viveu 29 anos e 160 dias e é considerado a cachorro mais velho da história. Ele nasceu em 1910 e faleceu em 1939. Assim como Bobi, foi criado em uma fazenda da Austrália, exercendo sua atividade de ofício, o pastoreio de gado.
Bluey, inclusive, correu o risco de perder o título no livro de recordes, em 2016, quando Brian Mc Laren, um fazendeiro australiano, alegou que sua cadela Maggie havia morrido aos 30 anos de idade. Mas o tutor da cachorrinha da raça kelpie australiana, não apresentou a documentação que pudesse comprovar a idade dela.
O beagle Butch foi outro que surpreendeu a todos e viveu por inacreditavéis 28 anos, contrariando a estimativa da raça de 12 a 15 anos. Ele vivia na Virginia, nos Estados Unidos, e morreu em 2003. Nenhum outro cão da mesma raça o superou no Guinness.
Do Reino Unido, Taffy, uma welsh collie, viveu 27 anos e 211 dias. Com duração de vida semelhante a de Taffy, figura Snookie, da África do Sul. O cão da raça pug viveu 27 anos e 284 dias, quando o tempo de vida esperado para a raça é de 12 a 15 anos.
Em seguida aparece a dachshund Chanel, raça conhecida no Brasil como salsichinha. Chanel morreu aos 21 anos nos Estados Unidos. A raça costuma viver, em média 16 anos. Já o poodle Seamus, cuja raça não costuma ultrapassar os15 anos de vida, foi um pouco mais além e morreu aos 20 anos, nos Estados Unidos.
A cadela Megabyte também integra lista de cachorros mais velhos do mundo. Os chihuahua vivem, em média, mais tempo do que qualquer outra raça, cerca de 18 anos. Mas Megabyte foi ainda mais longeva e morreu aos 20 anos, nos Estados Unidos.
O labrador retriever Adjutant viveu até 1963, morrendo aos 27 anos e 98 dias, na Inglaterra. A raça é a mais popular do Reino Unido e Adjutant é o cachorro que viveu no país por mais tempo. O ranking inclui ainda Pusuke, um cachorro da raça shiba inu, que morreu no Japão aos 26 anos e 248 dias. A raça vive, em média, de 12 a 15 anos.
Bobi, Bluey, Adjutant, Maggie e outros serviram de inspiração para o livro The forever dog, que explica os métodos para ajudar os peludos a viver durante mais tempo. Um dos autores é a médica veterinária canadense Karen Becker, uma das mais seguidas em todo o mundo. Ela é especialista em acupuntura, homeopatia e reabilitação animal e dirige um hospital e duas clínicas. Lançado em 2021, o livro ficou em primeiro lugar da lista de best-sellers, do The New York Times, durante duas semanas.