Conheça as doenças mais comuns em hamsters
Você conhece as doenças mais comuns em hamsters? Por mais que sejam roedores que requerem poucos cuidados, existem algumas enfermidades que você precisa conhecer para ajudar e prevenir o seu pet.
Doenças mais comuns em hamsters
Abscesso
Os hamsters podem desenvolver certas infecções causadas por bactérias que podem formar abscessos. Esses abscessos podem se formar em qualquer área do corpo, até mesmo na boca.
O principal sintoma de um abscesso é um inchaço no corpo, que pode ser mole ou duro e cheio de pus.
Diarreia
Essa é uma das doenças mais comuns nessa espécie. As infecções gastrointestinais, como a doença de Tyzzer, tênias e oxiúros, são as causas mais comuns.
Anorexia
Esses bichinhos podem ter perda de apetite, principal causadora da anorexia. Essa perda de interesse em se alimentar pode ocasionar desidratação, desnutrição, neoplasia e problemas dentários.
Problemas dentários
É preciso, sim, prestar atenção nos dentes do roedor. Os dentes do hamster crescem ao longo da vida do animal e devem ser desgastados pela mastigação. Se isso não acontecer, os dentes podem crescer demais, causando abscessos. Além disso, o animal pode perder peso e até desenvolver mau hálito.
Se o pet está com falta de apetite, baba excessiva, sangue ao redor da boca, dentes mais curtos ou longos ou dentes faltando, possivelmente ele já apresenta alguma complicação. Neste cenário, os dentes devem ser aparados pelo veterinário e a infecção tratada com antibióticos.
Sede excessiva
Se o harmster está tomando água além do normal, ele provavelmente está com infecção na bexiga ou no trato urinário, cistos ovarianos, tumor, doença de cushing, amiloidose dos rins e diabetes.
Espirros intensos
Assim como os humanos, esses bichinhos podem ficar resfriados. Esses espirros podem ser consequência de alergias, infecções respiratórias, má higiene ou poeiras no ambiente. Por isso, é importante manter a limpeza da gaiola em dia.
Cauda molhada
Essa doença também é uma das mais populares na vida dos hamsters. Pode ser chamada de ileíte proliferativa e, muitas vezes, confundida com diarreia. Altamente contagiosa, essa doença é mais comum em filhotes e é causada por estresse, má alimentação e higiene.
Já em adultos, a causa mais comum é a “coli-bactérias”, microrganismos presentes no intestino da espécie.
Quer saber como identificar se o roedor de estimação está doente? Clique aqui.