Você sabia que 90% dos animais abandonados no Brasil são cães e 68,4% deles são adultos e, em sua maioria, SRD (sem raça definida)? Além disso, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses em que mais se registram abandono dos bichinhos. Os dados são frutos de uma pesquisa realizada pela Cobasi Cuida, pilar social da Cobasi, com 57 ONGs e protetores independentes para compreender o perfil dos animais abandonados no país.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam hoje mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Os vira-latas pretos e caramelos são os que mais sofrem com o abandono. Entre os cães de raça, as que mais sofrem com o abandono são pitbull, chow chow e poodle.
Felinos também estão na lista dos animais abandonados
Ainda que representem menos de 11% dos abandonos, entre os felinos também se destacam os gatos vira-latas que são maioria. Siameses e persas também foram muito citados durante a pesquisa.
O estudo também apontou os fatores mais comuns citadas para o abandono, sendo 89,5% motivados por mudança de residência. Outras causas frequentes foram o pet crescer demais, o outro animal da casa não se adaptar ou mudanças na rotina do tutor. E, ainda, a destruição de itens da casa e as necessidades no lugar errado.