O yorkshire terrier é uma das raças de cães com maior destaque, tanto por sua personalidade alegre quanto por sua beleza. Este cãozinho é muito bem conhecido por sua amizade, devoção e amor incondicional, se caracterizando como um companheiro ideal para proprietários de primeira viagem.
Seguindo nessa linha, é muito importante compreender as características da raça para se certificar de que o pequeno se encaixa ao seu estilo de vida antes de decidir trazê-lo para sua casa. Nesse panorama completo, confira todos os detalhes sobre o Yorkshire. Você encontrará tanto as informações acerca de sua personalidade, quanto de cuidados, comportamento e necessidades especiais. Fique conosco!
Como é a personalidade do yorkshire?
O yorkshire é reconhecido, dentre muitas outras qualidades, principalmente por ser uma raça bastante inteligente, lúdica, ativa e leal. Possui um caráter muito calmo e comportamento dócil, tornando-se um tanto quanto adaptável a qualquer lar. É muito animado, curioso e gentil, e também tem paixão por explorar novas áreas. Sim, é um cãozinho com instinto desbravador e uma personalidade atrativa! Apaixonante, essa raça costuma ser bastante brincalhona, se tornando um grande companheiro para seus tutores.
Principais cuidados com a raça
Não vá pensando que a vida de um tutor dessa raça será sempre fácil e sem demandar maiores cuidados com o bem-estar. Embora preservando sua natureza alegre, o yorkshire necessita de muita atenção e atividades para manter seu caráter saudável e feliz, tradicional na maioria desses cães. Os proprietários da raça devem estar sempre preparados para gastar muito tempo ao lado do cão, para passear diariamente, promover brincadeiras, treinamentos, e até a indicação de adestramentos para a prosperidade do animalzinho.
Yorkshire precisa de dieta adequada?
Sim, o yorkshire terrier exige uma dieta adequada para encontrar suas necessidades específicas de nutrientes. Isso significa que, assim como em todos os outros cães, é necessário oferecer alimentos de boa qualidade, e de acordo com o médico-veterinário, indicações que sejam ricas em proteínas, vitaminas e minerais. Mesmo que possa ser tentador dar petiscos de vez em quando, é importante lembrar que o excesso de alimentos pode causar obesidade e problemas de saúde relacionados.
A saúde deve ser sempre prioridade
Apesar da durabilidade desta raça, os cachorrinhos de pequeno porte precisam de muitos cuidados especiais para manter a saúde em dia. Por exemplo, é importante verificar seus ouvidos, dentes e unhas periodicamente. Além disso oferecer regularmente vacinação, vermifugação e exames de sangue são necessidades essenciais. Também é importante lembrar de protegê-lo da exposição direta ao sol.
Condições físicas do Yorkshire
A raça gosta muito de brincar e de se alongar, se tornando um cãozinho bastante ativo. Por conta disso, é importante que o tutor sempre ofereça ao cão, no mínimo, uma hora de atividades todos os dias. Desta forma, é comum que o animal não tenha problemas ao manter suas rotinas de exercícios diariamente, exaltando sua saúde e nível de energia. O treinamento junto de atividades físicas diárias pode ser uma excelente fusão, garantindo cada vez mais a saúde mental do cão.
Comportamento da raça de cachorro pequeno
O yorkshire terrier é conhecido por seu comportamento dócil e super amiguinho de todo mundo, mas algumas vezes ele pode demonstrar uma certa teimosia. Sendo assim, treinamento e a paciência são fundamentais para educá-lo adequadamente, podendo utilizar de um adestrador ou técnicas caseiras que o tornem obediente. É importante ensiná-lo a se adaptar às regras da casa e possíveis mudanças. Um treinamento adequado pode produzir um comportamento saudável e gentil.
Embora possa ser um cão pequeno, o yorkshire terrier é uma raça gigante no quesito de ser adorável e amigável, com um forte senso de lealdade para com seus donos. Com paciência, treinamento, cuidados especiais e alimentação adequada, este amigo de quatro patas fará parte do seu lar por muitos anos e dará muitas alergias à toda família.