
Fundada em 1982 na cidade de Descalvado (SP), a Vansil Saúde Animal consolidou sua atuação na indústria veterinária com uma estrutura organizacional voltada para diferentes frentes de negócios, incluindo o mercado pet. Agora, a farmacêutica inicia um novo ciclo de expansão de olho no Exterior e apostando também em um reposicionamento da marca.
O projeto de internacionalização, com foco inicial nos mercados estratégicos da América Central e o México. “Essas regiões foram escolhidas pela proximidade geográfica e potencial comercial”, conta Ricardo Oliveira, CEO do Grupo Felidae, da qual a Vansil faz parte, em entrevista ao Panorama PetVet.
Em 2010, a Vansil fortaleceu seu portfólio no segmento pet ao adquirir, de uma multinacional, uma linha de produtos voltada para animais de estimação. “Em 2023, o faturamento geral do segmento pet vet, que inclui a venda de medicamentos, apresentou taxas de crescimento de aproximadamente 16,3% em relação ao ano anterior. Estamos alcançando resultados acima dessa média de mercado”, diz Oliveira.
Portfólio da Vansil conta com 59 SKUs no segmento pet
A holding Grupo Felidae foi criada em 2023 para unificar as operações da Vansil e oferecer soluções integradas aos clientes. “Ao concentrarmos essa cadeia de negócios, garantimos total controle sobre o processo de desenvolvimento e lançamento de produtos. Desde a viabilidade e as exigências regulatórias, passando pelas análises e estudos, até a comercialização e logística otimizada, todos os elementos se unem para garantir a excelência e competitividade”, frisa.
O portfólio da Vansil abrange medicamentos e suplementos voltados à saúde, bem-estar e produtividade animal, com ênfase em prevenção, manutenção e tratamento. São produzidas 7 milhões de unidades por mês, separadas em prevenção, manutenção e tratamento da saúde animal.
Alguns carros-chefes da Vansil para o mercado pet são os medicamentos Cefa Sid (antibiótico de dose única indicado para combater infecções dérmicas e no aparelho geniturinário), o antisséptico Hálito Dine e o vermífugo Top Gard. Ao todo, são 59 SKUs apenas na unidade de negócios animais de companhia.
Estrutura de produção, pesquisa e distribuição
Em 2007, a empresa intensificou sua estratégia de expansão ao investir na incorporação da Nature Lab, um moderno laboratório de análises e pesquisas; e do Núcleo de Avaliação Veterinária (Natvet), que assegura o rigor científico na elaboração de novos produtos. Mais recentemente, a Paneteria di Cani foi incorporada ao grupo e iniciará suas operações no setor de produtos alimentícios para animais de companhia.
Com relação à distribuição, a empresa conta com parcerias logísticas para cobrir todo o território nacional e ainda constituiu uma empresa própria – a Gall Cargo. “A localização entre duas das mais importantes rodovias do país, a Anhanguera e a Washington Luís, representa um diferencial estratégico para facilitar o escoamento de produtos”, reforça Oliveira.
A companhia ocupa mais de 27 mil m² e possui 35 linhas de produção. Além disso, mantém um escritório comercial na capital paulista. Atualmente, o grupo conta com cerca de 350 colaboradores.
Rebranding faz parte da estratégia da Vansil
A empresa também investe em um projeto de rebranding com o objetivo de reforçar a conexão com seu público-alvo, adaptar-se às mudanças no mercado e sustentar a expansão dos negócios. A atualização inclui a renovação do logotipo, da paleta de cores e da tipografia, além de uma reformulação nas estratégias de comunicação. “Essas mudanças foram pensadas para criar uma identidade visual mais atrativa, que transmita seriedade, frescor e elegância, facilitando a conexão emocional com nossos clientes e parceiros”, finaliza Oliveira.