As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Sindan alerta sobre doenças em pets no Rio Grande do Sul

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

PETS NO RIO GRANDE DO SUL
Foto: Freepik

O Sindan emitiu um alerta sobre perigos de doenças em pets no Rio Grande do Sul, após as enchentes que atingiram o estado. Segundo informações da Agência Brasil, mais de 12.300 bichos foram resgatados. Muitos deles ficaram expostos a condições como leptospirose, cinomose e parvovirose.

O sindicato recomenda que todos os animais, tanto os que estão em abrigos como aqueles que retornaram aos seus tutores, sejam vacinados. “O histórico de vacinação desses animais é desconhecido. Por isso, mesmo que já tenham sido vacinados anteriormente, doses adicionais vão servir como reforço para a defesa imunológica, sem aumentar os riscos para a saúde deles”, alerta Luiz Monteiro, diretor técnico da entidade.

Para os animais que voltarem para casa, a orientação é que fiquem em um ambiente higienizado e desinfetado. Banhos com produtos apropriados são fundamentais. Além disso, qualquer ferida deve ser examinada por um médico veterinário e tratada com os medicamentos prescritos.

Monteiro enfatiza a importância de os tutores estarem atentos a sinais de alerta nos pets, como manchas na pele, coceiras, incômodo nos ouvidos, distúrbios alimentares (vômito e diarreia) e urina com volume e coloração anormais.

Em casos de aparecimento desses sintomas, é recomendável procurar ajuda especializada. “Esses sintomas podem ser indicativos de infecções ou outras condições que necessitam de tratamento específico, incluindo o uso de antibióticos”, explica.

Além do alerta de doenças em pets, entidade promoveu doações

Além do alerta de doenças em pets, o Sindan vem mobilizando a indústria veterinária para apoiar os atendimentos emergenciais. Por meio dessa mobilização, a entidade enviou na última semana uma doação de mais de 50 mil medicamentos veterinários para ONGs e abrigos cadastrados no Rio Grande do Sul.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!