As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Queda de pelos em cães: entenda as causas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Queda de pelos em cães
Foto: Freepik

A queda de pelos em cães é uma ocorrência comum e muitas vezes natural. Durante certas épocas do ano ou conforme a raça, é esperado que os cães percam parte de sua pelagem. A seguir, explicamos as causas naturais por trás desse fenômeno e damos dicas sobre como lidar com a queda de pelos.

Causas naturais da queda de pelos em cães

Quando os cachorros estão perdendo pelos, isso geralmente se deve a causas naturais. Na maioria das vezes, a queda de pelos é parte do ciclo natural de renovação capilar, semelhante ao que ocorre com os humanos.

Essa perda diária de pelos é considerada normal, desde que seja moderada, assim como a troca sazonal de pelos que ocorre a cada estação do ano. Quando o outono chega, por exemplo, os cachorros perdem a pelagem mais leve do verão e desenvolvem uma mais densa para se proteger do frio.

Raças x queda de pelos

A raça do cachorro também influencia a quantidade de pelos que ele solta. Algumas raças, como poodle, maltês e yorkshire, tendem a soltar menos pelos, apesar de terem uma pelagem densa.

Já raças como labrador, pastor alemão, golden retriever e chow-chow são conhecidas por soltarem mais pelos. Mas essa queda é natural e, por isso, não prejudica a pelagem.

Como reduzir a queda de pelos do cachorro

Visite o veterinário: é fundamental obter um diagnóstico preciso e tratar qualquer condição que possa estar causando a queda de pelos.

Alimentação adequada: certifique-se de que a ração do seu cachorro contenha todos os nutrientes necessários para cada fase da vida dele. A falta de nutrientes pode contribuir para a queda de pelos.

Banho e tosa regulares: manter o banho e a tosa em dia ajuda a remover o excesso de pelos, especialmente em raças de pelo longo. Isso também ajuda a prevenir doenças de pele causadas por acúmulos de pelos.

Escovação regular: escovar o pelo do pet regularmente ajuda a remover pelos mortos e estimula o crescimento de novos fios. Escove na direção do crescimento dos pelos para melhor resultado.

Exposição ao sol: leve seu cachorro para tomar sol regularmente. A exposição solar adequada ajuda a manter a saúde da pele e pode ajudar a prevenir problemas como sarna e alergias causadas por ácaros.

Como tratar a queda de pelos em cachorros?

Não é aconselhável administrar medicamentos para queda de pelos em cachorros por conta própria. É importante que o animalzinho seja examinado por um veterinário, que poderá realizar os exames necessários para identificar a causa do problema. Somente após o diagnóstico, o tratamento apropriado poderá ser indicado.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS