A lucratividade da clínica veterinária que você gerencia é, de fato, sustentável? Se a sua resposta é SIM, tenho algumas perguntas para confirmar isso:
- Você sabe a diferença entre gestão por caixa e gestão por competência?
- Você tem uma planilha financeira por competência do seu negócio (DRE)?
- Se o imóvel é seu ou da sua família, a clínica paga o aluguel pelo uso dele?
- Você recebe pelo seu trabalho como veterinário, independente de ser o dono da clínica?
- Você paga imposto sobre todo o seu faturamento?
Se a resposta foi SIM para todas as perguntas acima e mesmo assim sua clínica gera lucro, parabéns, você faz parte da realidade de 10% do mercado veterinário. Agora, se você respondeu NÃO para pelo menos uma questão, torna-se impossível cravar que o resultado é positivo. E esse panorama pode ser muito perigoso no momento em que o setor está passando por uma forte transformação, fundamentada por seis pilares:
- Formação de grupos, também conhecido como consolidação de mercado
- Advento dos planos de saúde especializados no setor
- Aumento das clínicas e hospitais veterinários com modelo popular
- Aprovação das teleconsultas e inter-teleconsultas
- Maior número de tutores usando o serviço veterinário em domicílio
- Surgimento de soluções geradas pela inteligência artificial
Começando pela formação de grupos econômicos, trata-se de um movimento que se iniciou aproximadamente há dez anos e que hoje soma 3% de market share, ainda bem distante dos índices de 60% da Europa e 25% dos Estados Unidos. Destacam-se nesse segmento as redes Petcare e WeVets, com compra e construção de hospitais veterinários, e na área de franquias, a SanClá e a Beevets.
Quando o assunto é planos de saúde, cabe a seguinte observação. Atualmente, boa parte dos gestores desse produto não está feliz com seus ganhos, os tutores acham que pagam caro e as clínicas, indiscutivelmente, recebem pouco pelos serviços prestados. Mas aqui temos um caso clássico de problema capaz de ser sanado com um simples ajuste no modelo.
Apesar dos estigmas que ainda cercam as clínicas e hospitais populares, a formatação desses estabelecimentos é a saída para estimular o acesso a tratamentos. Dados preliminares mostram que, para cada animal que passa regularmente por consulta veterinária, outros dois não recorrem a esse atendimento por inviabilidade de recursos.
Lucratividade da clínica veterinária e teleconsulta como receita extra
A lucratividade da clínica veterinária pode aumentar exponencialmente por meio das teleconsultas e inter-teleconsultas, que ocupam uma lacuna fortalecida pela pandemia da Covid-19. Enquanto isso, a inteligência artificial está revolucionando o atendimento inicial ao tutor, passando pelo agendamento, anamnese básica, prontuário automático, assistente veterinário pós atendimento e contato ativo com clientes antigos.
Enfim, estamos inseridos em uma atividade repleta de oportunidades, mas que não aceita o amadorismo. Aderir às tendências acima significa não ficar para trás. No próximo conteúdo trataremos da planilha financeira da sua clínica ou hospital Veterinário, o famoso DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício.