Com qual frequência devo dar banho no cachorro?


Dar banho no cachorro é uma parte importante da limpeza do animal. No entanto, muitos tutores ficam confusos quanto à frequência com que se deve fazer o procedimento. O número ideal de banhos varia de acordo com a raça, idade, atividade e até a existência de uma patologia específica.
Os cães saudáveis podem ser lavados com uma frequência de três a seis semanas. A limpeza frequente depende principalmente do tipo de pelagem que seu cão tem. Por exemplo, os cães com pelos de dois gomos e com pelagem curta precisam de banhos regulares mais frequentes do que os cães de pelagem longa.
Banhar seu cão regularmente ajudará na remoção de sujeira, parasitas externos e óleos naturais da pele, o que diminuirá o desenvolvimento de alergias, problemas cutâneos e doenças parasitárias.
Tipos de banho no cachorro
Os cães saudáveis que vivem em ambientes com pouca sujeira podem ser banhados com menos frequência, uma vez por mês ou a cada três meses. Cães adultos e filhotes necessitam de banhos com menos frequência do que os filhotes, pois sua pelagem já está amadurecida.
Se o seu cão foi diagnosticado com uma doença específica ou condição médica, a frequência e tipo de banho podem mudar. Por exemplo, alguns cães com doença da pele flácida requerem banhos com menos frequência, usando sabão especial para ajudar a controlar a condição.
Uma vez ao mês, os cães também podem precisar de uma limpeza profunda. Esta técnica envolve o uso de produtos específicos e técnicas para remover aquelas sujeiras que não podem ser limpas com um banho normal. Esta limpeza também ajuda a prevenir a formação de parasitas externos e problemas de pele.
Cuidado com a secagem
Depois de banhar seu cão, é importante usar uma toalha seca e limpa, evitando o uso de secadores de cabelo. As altas temperaturas dos secadores são muito agressivas para seus cães e podem causar problemas de pele e danos ao pelo. Se você deseja um cão bem seco e saudável, use uma toalha de microfibra limpa para remover o excesso de água.