A língua do chow chow é uma das principais curiosidades do mundo canino. Como se já não bastasse a aparência fofa, cheia de pelos densos e cara embrulhada, essa raça ainda conta com uma língua azul, se tornando bastante peculiar entre os cães. O fato de se diferenciar do convencional, que é ter a parte do corpo no tom avermelhado, faz com que o chow chow seja tão especial e querido por muitos, além de ser um dos únicos em meio a inúmeras outras raças cheias de particularidades também.
Você já se perguntou o porquê da língua do chow chow ser azul? Se perguntou se pode ser algum fator genético, se desenvolve com o tempo, ou se é ação humana? Na matéria abaixo entenderemos esse fenômeno e, quem sabe, ajudaremos você a decidir por que adotar um chow chow para sua família. Fique conosco!
O que explica a língua do chow chow ser azul?
Para explicar cientificamente todo esse mistério do azulão na língua do chow chow, é necessário saber que essa é uma raça cheia de melanina pelo corpo, que é um tipo de proteína responsável pela pigmentação do animal. A coloração diferente no órgão ocorre porque a língua tem uma concentração maior dessas células pigmentares, fazendo com que fique um azul ou roxo, variando de pet para pet.
Se engana quem pensa que o chow chow já nasce com a língua completamente azul. Essa é uma característica que é mais desenvolvida a partir dos 2 ou 3 meses de vida, juntamente da melanina no organismo. Não se preocupe se o seu filhote ainda tiver com a língua avermelhada, com o tempo ele entrará no padrão. Porém, caso mesmo com o tempo ele continue sem a coloração diferente no local, provavelmente ele não é de raça pura ou tem algum outro cruzamento na raça de acordo com a linhagem. Destaque também para o shar pei e para o akita, que podem ter essa característica.
Crenças e mitos sobre a língua do chow chow
Além da explicação científica sobre a o chow chow ter a língua azul, diversas outras lendas e crenças ppulares já tentaram desvendar o mistério de sua coloração diferente. Inclusive, algumas ficaram bastante famosas ao redor do mundo, conseguindo fazer com que diversos fãs de pet acreditassem.
Uma das histórias mais famosas conta que antigamente, em um templo budista, um monge estava doente e precisava de lenha para se aquecer, mas não conseguia buscar. Então, um chow chow foi à floresta e encontrou madeira para seu companheiro, porém eram apenas troncos carbonizados. Após o contato com o carvão do tronco, sua boca ficou azul e a língua ficou com a pigmentação azulada após pegar a madeira com a boca.
A outra história é mais religiosa e conta que na criação do universo por Buda, havia em seu encausto um cachorro da raça chow chow. Quando o criador pintou o céu de azul, algumas gotas de tinta caíram sobre a Terra e o cão lambeu essa tinta, adquirindo a coloração azul na língua para sempre.
Personalidade do chow chow
Quer ter um chow chow? Não apenas sua língua azul faz com que seja curioso e gera interesse para tutores. Isso pois é um cão muito leal, tendo esse aspecto como um dos principais pontos positivos da raça. Faz de tudo por quem ele confia e quer por perto, mesmo que não seja um cão carinhoso e grudento, gostando de contato e atenção gradativos. Até por isso, não gosta que tenha seu espaço muito invadido, se tornando bastante teimoso para seguir regras. Promova o adestramento e a socialização do animal desde filhote.
O chow chow filhote deve ser acostumado a viver em sociedade desde pequeno, fazendo com que não pense que deve ficar sozinho a todo tempo. Isso é comum nos cães dessa raça, que podem desenvolver um instinto independente e não gostar de companhias, então fique em alerta para seu convívio. Apesar de tão leais, não são tão amigáveis assim com outras pessoas, podendo prevalecer o instinto de proteção a todo momento.
Se tiver um chow chow, tome cuidado com seu contato com estranhos e não se esqueça de promover seu adestramento e convívio com outras pessoas e animais desde filhote. Isso pode fazer com que seja um ótimo amigo se seguir os treinamentos com persistência desde os primeiros momentos.