As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Pets no inverno: como mantê-los aquecidos no frio?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Pets no inverno

A estação mais fria do ano chegou, e com ela chegam diversas preocupações sobre os pets no inverno. A saúde, a relação com o tutor, a forma de dar banho e muitas outras questões comuns são afloradas durante esse período, sobretudo a dúvida de “como aquecer meu cachorro no frio?”. O fato esclarecido é que os tutores devem reforçar os cuidados com os pets em temperaturas baixas, pois lidar de maneira equivocada neste caso pode ser prejudicial à vida do animal, culminando em consequências desagradáveis.

Dentre todas as necessidades e cuidados básicos a serem adquiridos com os cães no inverno, mantê-los aquecidos é o mais importante. A segurança e o conforto dos pets na estação mais fria do ano são essenciais, e para isso são necessárias algumas precauções e dicas para seguir e aquecer seu cão.

Por exemplo, se a casa estiver muito fria para nós humanos, é de fácil entendimento que esteja complicado para o animalzinho também. Então, é necessário garantir algum lugarzinho para ele descansar cheio de coisas para esquentá-lo, como mantinhas, cobertores ou almofadas térmicas. Também não os deixe em fluxos de ar frio e fique de olho no comportamento deles de acordo com a exposição. Com alguns cuidados, é possível garantir a maior tranquilidade para a vivência dos pets no inverno. Confira quais são!

Dicas para cuidar dos pets no inverno 

  • Proteção contra o frio e aquecimento

Problemas relacionados com o frio, como a hipotermia, por exemplo, podem ser destaques quando o assunto são os pets no inverno. Assim como no caso dos humanos, onde essas incidências são muito comuns, os animais de estimação precisam de medidas de proteção contra o frio para cuidar disso. É importante que o tempo exposto ao ar livre em dias muito frios seja fortemente reduzido durante essas estações, de forma a não deixar que pegue friagem e fique doente. Sabendo disso, é válido que o tutor compre roupas específicas para proteger o cão ou gato nas temperaturas baixas, principalmente durante passeios ou partes frias da casa.

Para aquecer o animal e não o deixar exposto durante todo o tempo, além das roupinhas adequadas que podem ser compradas, é importante que o tutor leve em consideração o uso de camas aquecidas e que fiquem longe de qualquer ambiente muito gelado da casa. Também podem ser utilizadas mantas ou cobertores quentes que recheiem as proporções da caminha para o animal, mantendo a normalidade da temperatura do corpo.

  • Rotina de exercícios

Para garantir a melhor saúde do animal de estimação no inverno é necessário que, além dos cuidados básicos de aquecimento e proteção, o pet também tenha uma rotina de exercícios adequada. Isso é importante em todos os momentos da vida do animalzinho, porém no inverno pode ser uma tarefa colocada em segundo plano. Por falta de coragem do animal e até do tutor, é necessário ressaltar a importância das atividades físicas do cão e do gato.

Continuar se exercitando pode fazer com que o cão continue saudável e ativo mesmo com as baixas temperaturas, o que geralmente é bastante dificultado. A preferência é que, quando estiver muito frio, as brincadeiras sejam realizadas em ambientes internos, como dentro da própria casa, por exemplo. Ou então, também é válido que sejam proporcionados jogos de diferentes iniciativas para essa função.

  • Nutrição em dia

Os pets no inverno precisam de mais calorias para adequar a temperatura do corpo com as temperaturas, e por conta disso é importante que a dieta e a hidratação do animal de estimação sejam colocadas como prioridade. A dieta deve ser indicada por um médico veterinário, enquanto ele deve ser sempre incentivado a beber água, promovendo a melhor hidratação, evitando a pele seca em uma época necessária.

  • Tenha atenção com as patas

Por conta das baixas temperaturas, é importante que após passeios e exposições ao frio se tenha atenção com as patinhas do cão ou do gato. Lave bem a região e depois seque-a, evitando qualquer irritação ou ferimento causado por resíduos que ali ficaram.

Os pets no inverno podem ser presenteados com botas ou sapatinhos para não ter contato direto com superfícies muito geladas, evitando qualquer problema sob o pé e na saúde como um todo.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS