Pets podem ser levados no transporte público de São Paulo?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

transporte público
Foto: Freepik

Você sabia que é permitido levar animais de estimação no transporte público da cidade de São Paulo? Mas é preciso seguir algumas regras com exceção dos cães-guias, que têm acesso liberado independentemente do dia e do horário.

Em trens, metrôs e ônibus municipais e intermunicipais, os pets devem pesar no máximo 10 kg e estar em um contêiner apropriado. Nos ônibus municipais, os animaizinhos podem ser transportados fora dos horários de pico nos dias úteis. A SPTrans permite até dois animais por ônibus, desde que sigam as normas de acomodação e horários.

No caso dos ônibus intermunicipais, o transporte de bichos é permitido desde 2019, conforme a Lei Estadual 16.930/2019, que também se aplica aos trens, metrô e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) de São Paulo. O transporte é permitido fora dos horários de pico: das 4h40 às 6h, das 10h às 16h e das 19h até meia-noite. Nos fins de semana e feriados, o transporte é liberado durante todo o período de operação.

O transporte de animais domésticos no metrô não é permitido das 6h às 10h e das 16h às 19h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feridos, o acesso é liberado durante toda operação comercial.

Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o transporte de animais não deve comprometer a segurança e conforto dos passageiros nem a operação da linha. Animais peçonhentos, ferozes ou que representem risco estão proibidos.

Qual tamanho ideal da caixa de transporte?

Para transportar animais, é necessário um contêiner adequado, feito de fibra de vidro ou material resistente similar, sem saliências ou vazamentos. A dimensão máxima recomendada é de 45 x 60 x 35 cm de altura.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: