Os corredores lotados já no início da tarde de quarta-feira (16 de agosto) confirmavam as projeções de público da 21ª edição da Pet South America. Mas a previsão de 35 mil participantes estava errada. Ocorrido em paralelo com o Congresso Pet Vet Expo, o evento atraiu 41.315 profissionais e estudantes, em busca de novas conexões comerciais e conhecimentos relevantes sobre gestão empresarial ou tendências da área veterinária.
“A audiência foi 31% superior à do ano passado, aumento puxado especialmente pelo maior número de médicos veterinários nos pavilhões do São Paulo Expo”, comenta Guilherme Martinez, head do Núcleo Pet da NürnbergMesse Brasil, organizadora das duas feiras, que se estenderam até o dia 18 (sexta-feira) e tiveram o Panorama PetVet como mídia oficial.
Pet South America teve impulso de congresso veterinário
Já no primeiro dia, o Pet Vet Expo superou o contingente de visitantes de toda a edição de 2022. Considerando os três dias de programação, o volume foi 58% maior. “O congresso veterinário ganhou corpo este ano com novas áreas e temáticas que claramente sinalizam o futuro da profissão”, valoriza Marcelus Sanson, vice-presidente da Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV).
Pela primeira vez o congresso foi dividido em três modalidades. Além das áreas Multidisciplinar e de Especialidades – com imersões em dermatologia, emergência e neurologia – a novidade ficou por conta da Lab. O espaço consistiu em um laboratório montado no evento para realização de aulas práticas.
Os gestores veterinários também formaram fila para observar atrações como o Hospital Design, concebido em parceria com a Royal Canin e que reproduziu o ambiente clínico. O consultório-modelo, inclusive, apresentou uma estrutura adaptada para o manejo de felinos, com orientações sobre como adaptar a instituição ao conceito cat friendly.
Os gatos, aliás, ganharam evidência nessa edição. O número de bichanos nos lares brasileiros saltou de 25,6 milhões para 27,1 milhões em um ano, de acordo com o último Censo Pet divulgado pelo Instituto Pet Brasil. Os dados representam um crescimento recorde de 6%, no mesmo período em que o total de cães subiu apenas 4%.
“Com a vida mais agitada, a volta das atividades presenciais e a verticalização dos centros urbanos, os gatos se mostram como uma opção mais prática para quem quer uma rotina mais independente, sem os cuidados que um cachorro demanda”, acrescenta Guilherme Martinez.
As sessões de debates também atraíram visitação, com destaque para a agenda em torno do uso da cannabis medicinal para pets. Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária e de entidades como o Sindicato do Comércio Farmacêutico de São Paulo marcaram presença, analisando o cenário regulatório e o potencial mercadológico dessa categoria.
“Em um contexto de alta adesão, a cannabis pode movimentar R$ 1,45 bilhão no Brasil em até quatro anos, com utilização em mais de 555 mil animais de estimação”, aponta Maria Eugênia Riscala, CEO da consultoria Kaya Mind.
Pet South America teve recorde de reuniões de negócios
A Pet South America cotizou empresários do varejo pet em uma rodada de negócios organizada pelo Sebrae. Ao todo aconteceram 56 reuniões que geraram, na própria feira, acordos no valor de R$ 300 mil. Mas a expectativa da organização é que os contratos futuros movimentem acima de R$ 20 milhões.
A entidade organizou ainda palestras com dicas sobre administração de pet shops. “Percebemos um crescente interesse dos varejistas por soluções para agregar mais serviços ao estabelecimento, seja com operação própria ou constituindo uma rede de parceiros. E como canais preferenciais de compra de 48% dos tutores, os pet shops de bairro têm condições de se firmarem como polos de cuidados primários dos bichinhos”, explica Vanessa Lima, gestora estadual do Sebrae-SP.
Na procura por inovações em serviços, o banho e tosa pede passagem. A competição Mastergroom, realizada pela quinta vez na feira, incluiu 850 competidores e resultou na entrega de R4 150 mil em prêmios. “O cuidado que nós temos com os pets já é único. Temos animais que frequentam pet shops duas vezes por semana. Os produtos que utilizamos chegam a ser melhores do que alguns cosméticos humanos”, ressalta o groomer William Galharde, apresentador da disputa.
A área de exposição contou com mais de 500 marcas, outro recorde da feira. Fabricantes e prestadores de serviço difundiram seus lançamentos e novas tecnologias para os visitantes.
Varejo pet também ganhou incentivos financeiros
Além disso, o varejo pet ganhou incentivos financeiros inéditos. A Andipet, que representa as 50 maiores distribuidoras do segmento, viabilizou parceria com a Caixa Econômica para fornecer uma linha de crédito exclusiva para o setor.
“O acesso a esse financiamento reflete o impacto do setor pet para a atividade econômica, lembrando que o pequeno e médio varejo formam a base do nosso negócio”, pontua Paulo Cesar Maciel, presidente da associação.