Otite em cães: causas, sintomas e tratamentos


Provavelmente você já ouviu falar que a otite em cães é uma doença muito comum, mas extremamente dolorosa se não tratada adequadamente. Fique atento aos sinais, para tratar de forma adequada e evitar que seu amigão tenha problemas maiores.
Causas da otite
As causas da otite em cães geralmente estão relacionadas às infecções bacterianas ou fúngicas, alergias, lesões ou problemas de pele e ouvido, e, às vezes, má higiene.
As infecções bacterianas e fúngicas são as muito mais comuns e são provocadas por bactérias e fungos, presentes na pele ou orelha do animal. Além disso, infecções da pele e do ouvido podem facilitar a otite. Algumas alergias também podem desencadear a otite.
Sintomas
Os principais sintomas da Otite em cães incluem coceira, vermelhidão, inchaço, inflamação, poeira, pus e secreção sanguinolenta ou mucosa nas orelhas, letargia, perda de equilíbrio, vertigem ou dor. Seu cão pode também se coçar ou balançar as orelhas.
Além disso, os cachorros podem ficar irritados, ansiosos ou inquietos e apresentar dificuldades de concentração e escuta. Se você tiver suspeitas de que seu cão possa estar infectado, fale com um veterinário.
Tratamento
O tratamento da Otite em cães depende da gravidade da infecção. O seu veterinário será responsável por diagnosticar a causa da otite e prescrever um tratamento adequado.
Muitas vezes, o tratamento consiste em medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos, anti-histamínicos e cremes ou pomadas para alívio da dor. Se a infecção for grave, o seu veterinário também poderá prescrever uma cirurgia para remover o tecido inflamado.
Prevenção
Você pode ajudar a prevenir a otite em seu cão, mantendo suas orelhas limpas e secas. Higienize essa região do seu animal regularmente com uma solução pré-preparada especialmente para ouvidos seus ouvidos.
Você também deve prestar atenção aos primeiros sinais e sintomas da otite e visitar o seu veterinário imediatamente se você suspeitar que seu cão tem otite.
Otite é uma doença muito comum em cães e é extremamente dolorosa se não tratada adequadamente. Se você tiver suspeitas de que seu cão possa ter otite, fique atento aos sintomas e inicie o tratamento o mais rápido possível.