O que é alopecia canina?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

alopecia canina

A alopecia canina é um problema que pode afetar muitos cachorros. Diferentes raças, tamanhos e idades são acometidos por essa condição que, ao contrário do que se pensa, não ocorre só em humanos. Isso se trata da falta de pelo parcial ou total no corpo do animal, como se fosse uma calvície.

É importante se atentar para a alopecia canina já que, além da queda de pelos, a doença também prejudica a pele e os sistemas endócrino, imunológico e linfático. Por isso mesmo, a enfermidade merece uma visão que vai além da aparência de “cães calvos”. A alopecia pode ser considerada sintoma de outros problemas subjacentes, porém, em alguns casos, é congênita ou fruto de diferentes fatores.

Como identificar a alopecia canina?

Antes de tudo, vale ressaltar que os pelos dos cães podem cair naturalmente em determinados momentos do ano, como na troca de estações. Encontrando as principais razões para isso, se destacam fatores como a idade, as características e tendências da raça em específico e o fator da troca de pelagem para proteção térmica. Essa queda de pelos não deixa pontos calvos pelo corpo e não ultrapassa 30 dias de duração.

Por outro lado, a alopecia canina é muito perceptível e deixando falhas ao redor do corpo inteiro do cão, especialmente demarcadas em regiões múltiplas ou simétricas. A calvície também é identificada em manchas circulares com crostas e inflamadas.

Principais causas de alopecia canina

  • Alergias em cachorro

Normalmente, cães com alergia podem ter queda de pelo, sendo uma das causas mais comuns de alopecia. Picadas de pulgas podem ser a principal fonte comum das reações proporcionadas pela alergia, causando danos aos pelos, tendenciando o cão a lamber, coçar e morder as regiões. Substâncias como pólen, componentes de alimentos específicos e mofo são alguns outros exemplos de causas de alergias.

  • Infecção ou infestação de bactérias, ácaros e fungos

Bactérias, ácaros da sarna e a micose gerada pelos fungos são causadores comuns de infecções de pele e nos folículos capilares. A pelagem do cão fica irritada e exposta, com inflamações e crostas. Para tratar, é necessário utilizar xampus específicos, antibióticos e remédios antifúngicos.

  • Estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade também podem ser uma causa da queda de pelos nos cães. Assim como são motivos para diversos problemas dos seres humanos, os cachorros também são acometidos por esses transtornos, já que alteram o seu organismo, física e mentalmente.

  • Hiperadrenocorticismo

O hiperadrenocorticismo (HAC), ou síndrome de Cushing é uma causadora comum da alopecia canina. Se trata de uma doença relacionada ao excesso de cortisol nas glândulas adrenais do animal, onde a produção dos hormônios fica descontrolada, desregulando todo o sistema canino. Essa doença acomete cães mais velhos, sendo mais comuns a partir dos seis anos de idade.

  • Condição genética

Infelizmente, algumas raças já nascem com a tendência de desenvolver a alopecia canina, ou seja, a própria genética de alguns cães pode o predispor para conviver com a queda de pelo constante. No caso desse problema, a partir do primeiro ano de vida já é possível identificar algumas partes específicas do corpo com falhas de pelo, como no tórax, pescoço, coxas, orelha e barriga.

Chihuahuas, dachshunds, galgos ingleses e italianos, whippets e buldogues são algumas das raças com a tendência.

  • Insetos, plantas e substâncias

O contato de cães com plantas, insetos e substâncias que podem ser alérgicas causa urticária nos animais, originando erupções cutâneas pelo seu corpo, febre alta, apatia e falta de apetite. Além disso, um dos sintomas disso pode ser a alopecia canina, tendo em vista que a queda de pelos é comum em certas alergias ou reações.

Mais causas de alopecia canina

  • Diabetes canina
  • Câncer de pele
  • Hipotireoidismo
  • Deficiências nutricionais
  • Reações desconhecidas na pele
  • Quimioterapia
  • Alopecia areata – aparece no pescoço e cabeça e autoimune
  • Alopecia pós-injeção antirrábica – no local da vacina

Tratamentos da alopecia canina

A maioria dos casos de alopecia canina pode ser tratada sem muitas dificuldades, dependendo da causa do problema. O médico veterinário, de acordo com a origem, prescreve algum remédio focado no tratamento da queda de pelos de cães, sejam eles antibióticos, anti-histaminicos, antiparasitários ou antifúngicos.

Também pode ser recomendada alguma vitamina que auxilie na contenção da queda de pelos. Podem ser indicadas as vitaminas A e E, além do óleo de peixe, que se torna um ótimo agente contra a pele seca e infecções.

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS