Ataques de euforia dos cachorros têm explicação. Chamados de surtos de delírio ou felicidade excessiva, esses momentos de desenfreada desobediência podem ser extremamente frustrantes para os tutores, especialmente quando o dog destrói objetos da casa. O que causa esses surtos de euforia em cães?
Entenda os motivos que levam o seu cachorro a se comportar dessa forma:
Motivos dos ataques de euforia dos cachorros
Estresse
Um dos principais motivos pelos quais os cães experimentam ataques de euforia se deve ao estresse. Eles sentem medo, ansiedade ou até mesmo entusiasmo, suas emoções alcançam desproporcionais, levando ao comportamento extrovertido, que é quando eles atacam euforicamente.
Por exemplo, se você estiver levando seu cão para um passeio no parque, ou se ele estiver simplesmente muito feliz por seu dono estar em casa, ele pode manifestar uma alegria tão exagerada que começa a correr para cima e para baixo como um louco, saltar em cima das pessoas e tentar morder objetos.
Rotina
Outro motivo para os ataques eufóricos dos cães é sua rotina. Quando acontece alguma mudança, mesmo que mínima, provoca confusão nos animais. Se você mudar a hora do passeio diário dele ou voltar mais tarde do que de costume, o pet pode começar a ficar eufórico porque está empolgado demais para ver o tutor.
Estímulos ambientais
O estresse e a mudança na rotina não são os únicos motivos para os ataques de euforia dos cães. Os estímulos ambientais, como o barulho de carros mais altos ou tratores, que podem assustá-los e como resultado, levá-los a entrar em pânico e começar a correr e pular loucamente.
Podem haver outros estímulos ambientais, como outros animais, cheiros e objetos brilhantes, que tendem a deixá-los excitados por causa de seu entusiasmo ou ansiedade.
Vários fatores podem fazer com que os tenham ataques eufóricos. Normalmente, esse comportamento desaparece depois que eles se acostumam às novas situações e estímulos.