Quando pensamos em comidas que os felinos adoram, logo vem à mente os sachês. Porém, sabia porque gato não gosta de sachê? Esse pode ser um problema que frustra alguns tutores, já que sabemos da importância da ração úmida para a saúde e hidratação, já que os felinos não têm costume de beber muita água.
Com pequenas mudanças e experimentando novos métodos de ofertar a ração úmida, seu felino pode se interessar mais. Mas antes, vamos entender os motivos que podem levar o seu gato a rejeitar o sachê.
Por que meu gato não gosta de sachê?
Existem vários motivos que podem fazer o seu gato deixar a ração úmida de lado ou no máximo só beber o caldinho dela. Confira algumas razões:
- Falta de costume: Quando filhote, o gato precisa ser apresentado a outras texturas de alimento, não somente a ração seca. A falta dessa apresentação com a ração úmida faz com que durante a fase adulta, ele possa não ter tanto interesse.
- Não gosta da textura: Como mencionamos no tópico anterior, o seu gato pode não ter se acostumado com a textura da ração úmida e, por isso, não gosta dela. Mas, há casos de felinos que mesmo tendo contato com sachê quando filhote, não se interessam pelo alimento.
- Ele não gosta do sabor: Talvez, o motivo do meu gato não gosta de sachê pode ser algo bem mais simples, como o sabor. Assim como nós, os felinos também possuem preferências, por isso, teste diferentes sabores
- O comedouro pode estar num lugar ruim: Os gatos são pets muito higiênicos, por isso, quando o comedouro está localizado perto da caixa de areia, ele pode facilmente rejeitar comer ali.
- Potinho sujo: Os gatos são espertos e não aceitam falta de higiene. Por isso, na hora de oferecer a ração úmida, certifique-se que o comedouro esteja limpo, sem restos de ração para não causar repulsa no pet.
- Não misture com ração seca: Ao contrário de muitos cães, há gatos que não gostam quando se mistura ração seca com ração úmida. Portanto, caso você esteja misturando no mesmo recipiente, experimente oferecer num pote separado.
O que fazer com meu gato que não gosta de sachê?
Como mostramos, uma das formas de fazer seu gato se interessar mais por sachês é oferecendo diferentes texturas e sabores. Mas, além disso, você pode testar outras dicas como:
- Desfie ou amasse o sachê: alguns gatos podem gostar dos pedaços de carne bem pequenos e fininhos;
- Coloque o comedouro em um local diferente: pode ser que o local em que o pote do seu gato esteja não seja tão interessante para ele;
- Teste diferentes modelos de comedouro: alguns pets preferem comedouros maiores, menores, altos ou até rasos;
- Teste diferentes temperaturas: alguns gatos podem preferir a ração úmida em temperatura morna e não fria. Outros podem gostar da temperatura ambiente.
Se após 20 minutos de servido o seu pet ainda não comeu, guarde a ração úmida e ofereça mais tarde. Mas é importante não deixar o pet mais de 24 horas sem comer para não causar problemas de saúde.
É importante não forçar o seu gato a comer caso ele não esteja com vontade – que pode ser por já ter comido alguma refeição antes ou ter bebido muita água. Mas lembre-se de sempre ter paciência, pois a alimentação úmida é muito importante para os felinos!
Além de oferecer alimentos úmidos ao seu gato, atente-se na qualidade
A ração úmida é muito importante para os gatos, por isso, não é perda de tempo você tentar fazer com que o seu felino coma esse alimento. Os sachês podem ter até 82% de água em sua composição, o que ajuda muito na hidratação do pet.
Por serem pets que não se hidratam tão bem, os sachês devem estar sempre presentes na rotina alimentar do seu gato. Isso tudo é muito mais do que um cuidado, é um investimento na saúde do seu felino.