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Mercado pet já representa 20% das vendas da Nestlé

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Mercado pet

O mercado pet confirma mais uma vez sua crescente relevância e já responde por 20,3% das vendas globais da Nestlé. O resultado foi confirmado pela própria multinacional, por meio de relatório financeiro anual, e seguiu a contramão do desempenho geral da companhia, que teve retração de 1,5% no volume de negócios na comparação com o ano anterior.

Fundada em 1894 nos Estados Unidos, a Purina PetCare passou a fazer parte do portfólio da Nestlé em 2001. A companhia suíça adquiriu a empresa pela bagatela de US$ 11,2 bilhões (R$ 55,4 bi ao câmbio de hoje). O valor da compra é bem inferior ao patamar de faturamento atual da divisão de pet food, cuja receita chegou a US$ 21,3 bilhões no ano passado – o equivalente a R$ 105,7 bi.

O mercado pet liderou também o crescimento orgânico da multinacional em 2023, com alta de 12,1% em relação a 2022. Como parâmetro, os produtos de confeitaria registraram avanço de 8,5%. A Purina PetCare integra marcas como Purina One, Purina Pro Plan e Friskies.

Segundo o relatório, a performance positiva está relacionada à pronta resposta da Nestlé em atender ao crescente interesse por produtos nutricionais mais saudáveis e suplementação para animais de estimação.

O faturamento da área de pet food poderia ser ainda maior sem o impacto da inflação para o aumento global de preços. O reajuste médio na Nestlé foi de 7,5%, mas alcançou 9,3% no caso do portfólio para animais de estimação. “A inflação sem precedentes nos últimos dois anos aumentou a pressão sobre muitos consumidores e impactou a procura de produtos alimentares e bebidas”, admitiu o CEO Mark Schneider.

Mercado pet brasileiro ganha valor na estratégia da Purina

O mercado pet brasileiro vem ganhando espaço na estratégia de expansão mundial da Nestlé, com aportes milionários. Em março de 2022, a multinacional injetou R$ 1,8 bilhão para erguer uma nova fábrica no país. A planta deve iniciar operações ainda neste primeiro semestre na cidade catarinense de Vargeão.

Em agosto do mesmo ano, a fabricante voltou a colocar a mão no bolso para investir em nutrição animal, com recursos de R$ 228 milhões destinados à ampliação da unidade produtiva de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Além da nova planta para a Purina, a Nestlé injetou R$ 1,1 bilhão em novas tecnologias e processos sustentáveis com foco na indústria 4.0. “Estamos acelerando os investimentos e antecipando projetos que vão nos permitir ampliar capacidades e suportar as estratégias de negócios que desenhamos para o período”, comentou à época Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.

Nestlé Purina PetCare
Fundação: 1894, com aquisição da Purina pela Nestlé em 2011
Faturamento: US$ 21,3 bilhões (R$ 105,7 bilhões)
Operação no Brasil: atuação no Brasil desde 1967, com uma planta em Ribeirão Preto (SP) e outra em implantação na cidade de Vargeão (SC)

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