Facebook Instagram Linkedin
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
Buscar
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Buscar
Notícias no seu e-mail
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
Facebook
Instagram
Linkedin
Telegram
WhatsApp
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
InícioOrientaçãoPet Food
Pet Food

Mercado de pet food cresce 12 pontos percentuais desde 2021

Aumento de preços dos produtos pauta avanço da categoria, segundo estudo

Júlia Arbex
Por Júlia Arbex
6 de dezembro de 2024
Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Telegram
    Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
    Participe
    MERCADO DE PET FOOD
    Foto: Freepik

    O mercado de pet food no Brasil cresceu 12 pontos percentuais nos últimos quatro anos, segundo dados da Worldpanel da Kantar. Isso significa que mais de 7,8 milhões (ou 62%) de famílias brasileiras passaram a comprar alguma ração para cão ou gato no período. O perfil que mais ganhou espaço foram domicílios sem crianças e com até quatro pessoas.

    Não à toa, a divisão que engloba alimentos industrializados para pets deve encerrar o ano com R$ 42,6 bilhões, segundo estimativa da Abinpet e do Instituto Pet Brasil (IPB). Ainda de acordo com o levantamento, a categoria de pet food apresentou crescimento de 14,2% em valor entre junho de 2023 e o mesmo mês deste ano.

    “O número de pets nos lares aumentou e hoje mais de 50% dos lares brasileiros têm algum animal de estimação. Os canais especializados pulverizaram o pet food e os alimentares seguiram essa tendência, fazendo com o que o shopper fosse impactado mais vezes. Com isso, a própria indústria reforça o ritmo de lançamentos e consumidor também exige mais praticidade, migrando da alimentação caseira para a industrializada”, argumenta Tatiana Amade, gerente sênior de novos negócios da divisão Worldpanel da Kantar.

    Mas a ascensão se deu especialmente pelo aumento de preços – alta de 15,4% absorvida pelos consumidores. Já o volume foi sustentado pela penetração (10,4%), principalmente nas classes D e E (3,2%) e com a cesta de compras mais robusta entre as classes A e B (3%). “De modo geral, o consumidor reside em um lar menor e sem crianças, onde os gastos são mais direcionados ao pet”, complementa.

    Relação entre estabelecimentos e mercado de pet food

    A pesquisa também revela que o canal especializado, que inclui pet shops e casas agrícolas, apresentou uma desaceleração nas vendas de alimentos para animais de estimação (-3,7% de contribuição em volume). As casas agrícolas, com mais de 10% de importância entre os canais, são as que mais contribuem para a queda.

    Os e-commerces (+0,8%), por sua vez, já colaboram mais com as vendas do que os canais tradicionais (+0,7%). Os aplicativos são destaque quanto à relevância (38,8%), atrás do WhatsApp, que abocanha 44,8% das solicitações.

    Quando o assunto é alimentação, a preferência varia conforme o pet que se tem em casa. Para cães, o mix de industrializada e caseira desponta, passando de 45% em junho de 2023 para 47,9% no mesmo período deste ano. Já para gatos, a comida industrializada é destaque, indo de 61% para 62,1%.

    Preferência da alimentação entre cães e gatos

    MERCADO DE PET FOOD
    Fonte: Worldpanel da Kantar
    • Tags
    • destaque
    • kantar
    • Mercado Pet
    • pet food
    • Ultimas
    Compartilhado
    Facebook
    Twitter
    Linkedin
    WhatsApp
    Telegram
      Artigo anterior
      Playground para gatos
      Próximo artigo
      Linha de higiene para cães de todas as raças

      Mais lidas

      Mercado

      Pesquisa inédita avalia perfil dos tutores de pets

      Veterinária

      CFMV questiona exclusão da medicina veterinária em concurso

      Acessórios

      Weasy inova com banheiros inteligentes para pets

      Varejo

      Instituto para Desenvolvimento do Varejo elege novo Conselho Executivo

      Franquias

      Novo modelo de franquia da Petland amplia adesões em 25%

      Carregar mais

      OUTRAS NOTÍCIAS

      CFMV questiona exclusão da medicina veterinária em concurso

      Veterinária 14 de maio de 2025

      Weasy inova com banheiros inteligentes para pets

      Acessórios 14 de maio de 2025

      Pesquisa inédita avalia perfil dos tutores de pets

      Mercado 14 de maio de 2025

      Instituto para Desenvolvimento do Varejo elege novo Conselho Executivo

      Varejo 13 de maio de 2025

      Weasy Food aposta em alimentação natural para cães

      Lançamentos 13 de maio de 2025

      Promoção na Plamev

      VaiVém 13 de maio de 2025

      Mantenedores

      LABORATÓRIO PARA PETS

      Apoiadores

      Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário

      O PANORAMA PETVET é uma plataforma de notícias digitais especializada no mercado pet. O portal e nossos boletins noticiosos veiculam reportagens relevantes e os fatos mais importantes do setor.

      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Telegram
      WhatsApp
      • Indicadores
      • Mercado
      • Veterinária
      • Distribuição
      • Franquias
      • Pet Shops
      • E-commerce
      • Inovação
      • Especialistas
      • Agenda
      • Lançamentos
      • Quem somos
      • Expediente
      • Anuncie

      2022 - Panorama PetVet © - . Todo conteúdo poderá ser reproduzido desde que citada a fonte