Julho dourado: mês da conscientização da vacinação em pets


No mundo animal, “julho dourado” é o período dedicado à conscientização da vacinação em pets e prevenção de zoonoses –doenças podem ser transmitidas entre animais e humanos. A campanha enfatiza a necessidade de seguir o protocolo de imunização e mantê-lo sempre em dia.
Vacinação em pets: as doenças que podem ser evitadas
Os bichinhos são ótimos companheiros, mas precisam de cuidados especiais, afinal, podem transmitir algumas doenças. Tem animal de estimação? Conheça as principais doenças zoonóticas e como preveni-las.
Raiva
A raiva é a doença mais conhecida e pode ser transmitida por vários animais, incluindo gato, cachorro e morcegos. A infecção normalmente acontece por meio da saliva de um animal infectado ao morder ou arranhar outro animal ou pessoa.
A vacinação contra a raiva é obrigatória em todo o país e o pet deve recebê-la anualmente. Foi mordido por um animal desconhecido? Lave a região imediatamente com água e sabão e procure atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento precoce pode prevenir a infecção e salvar vidas. O mesmo vale para o animal de estimação.
Leptospirose
Essa zoonose é causada por bactérias do gênero leptospira. Esse microorganismo está mais presente em roedores, mas pode ser transmitido para cães, gatos e humanos.
A transmissão acontece principalmente por meio do contato com água ou solo contaminados pela urina de animais infectados. É importante manter as áreas limpas e desinfetadas e vacinar os animais domésticos.
Em casos graves, a doença pode levar a complicações como icterícia, insuficiência renal, insuficiência hepática e até mesmo morte. O tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos e pode exigir hospitalização em casos mais graves.
Calicivirose
Essa doença respiratória grave é recorrente em gatos. Causada pelo calicivírus felino, é altamente contagiosa. Seus principais sintomas são: tosse seca e persistente, corrimento nasal, espirros, febre, indisposição e diarreia.
A contaminação pode acontecer pelo contato direto com um gato doente. Se tiver mais felinos em casa e reconhecer que há um contaminado, é importante separá-los para não compartilharem os mesmos objetos.
A maneira de prevenir a propagação do vírus é manter uma boa higienização e limpeza dos itens, como brinquedos e potes de comida e água.
Se suspeitar que seu gato está infectado, entre em contato com um veterinário. Apesar de não existir um tratamento específico para calicivirose, além da vacinação, o diagnóstico precoce é importante para controlar os sintomas.
Cuidados necessário para prevenir transmissão de zoonoses
Além da vacinação, outras medidas são fundamentais para a prevenção da transmissão de zoonoses, como higienização do pet e do ambiente. Por isso, é importante:
- Manter as vacinas e vermifugação em dia
- Após contato com o pet e seus excrementos, lave as mãos
- Não compartilhe alimentos com os animais
- Evite contato direto com animais de estimação desconhecidos ou doentes
- Higienize o local onde os bichinhos vivem
- Leve o pet ao veterinário para check-ups