Para incentivar as exportações brasileiras, o IPB (Instituto Pet Brasil), instituição que há dez anos estimula o desenvolvimento do setor pet brasileiro, em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoções e Exportações e Investimentos), realizou uma rodada internacional de negócios de forma online nesta quinta-feira (20), com empresas da América Central.
As marcas brasileiras presentes nesse encontro foram: Duprat, Multipet e Vetnil. Elas tiveram a oportunidade de atravessar fronteiras e realizar vendas para empresas de outros países que participarão da reunião.
As exportações brasileiras estão crescendo ano após ano. Nos últimos anos, entre 2019 e 2021, o aumento foi de 40%, saltando de R$ 295,11 milhões para R$ 412,46 milhões. A expectativa é que esse valor chegue a R$ 495,08 milhões no balanço de 2022, representando uma alta de mais 20%.
“O mercado pet internacional está aquecido. É mais fácil fazer negócios com empresas de outros países do que se imagina. Felizmente, notamos um crescente interesse do exterior nas soluções e nas tecnologias para o setor pet. Nesse encontro, buscamos estreitar os laços com países da América Central”, afirma Nelo Marraccini, presidente do Conselho Consultivo do Instituto Pet Brasil.
Do Brasil para o mundo
Regiões como África, América Central e Europa, e países como China, Estados Unidos, México e Argentina estão entre os focos do Projeto Setorial Pet Brasil neste ano.
O calendário de feiras de 2023 prevê a participação na Zoomark International 2023, na Itália, em maio. Também faz parte do calendário o International Pet Meeting Expo 2023 (em novembro, no Brasil).
Empresas brasileiras podem manifestar interesse em participar das ações internacionais promovidas pelo IPB preenchendo formulário neste link. Além da participação em eventos exclusivos, participantes do Projeto Setorial Pet Brasil têm benefícios como o chão de feira, coordenação da montagem do estande e coordenação do evento.