As indústrias de pet food vêm intensificando investimentos em infraestrutura para ampliar sua atuação no Brasil e no Exterior, na carona de um segmento que sustenta expansão plena no país. Em 2024, o mercado pet brasileiro movimentou R$ 75,4 bilhões, e os alimentos industrializados para animais de estimação responderam por 54,1% desse total, o equivalente a R$ 40,8 bi.
A Adimax inaugurou recentemente sua mais nova planta industrial em Mandirituba (PR), com aporte de R$ 140 milhões. A nova unidade adiciona 7 mil toneladas mensais à capacidade produtiva da companhia, com o objetivo de atender principalmente os mercados das regiões Sul e Sudeste, além de impulsionar as exportações para a América do Sul.
Com essa expansão, a empresa ultrapassa a PremieRpet e assume a liderança nacional em capacidade instalada de produção. Fundada em 2002, a Adimax já operava unidades em Salto de Pirapora (SP), Uberlândia e Juatuba (MG), Goianápolis (GO), Abreu e Lima (PE) e Feira de Santana (BA). Além do foco no volume, a empresa também reforça seu compromisso ambiental. As embalagens utilizadas na nova unidade incluem, no mínimo, 30% de PET reciclado pós-consumo.
Outra movimentação relevante no setor vem da Mars Pet Nutrition, que ergueu em janeiro um centro de distribuição (CD) em Extrema (MG), com investimento de R$ 30 milhões. A estrutura reforça a operação logística da empresa nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O complexo pode movimentar mais de 70 mil toneladas de produtos até o fim de 2025.
Indústrias de pet food reforçam também operação logística
O novo CD também foca em inovação tecnológica, com sistemas modernos para rastreabilidade e gestão da cadeia de suprimentos, aumentando a agilidade e confiabilidade das entregas. A unidade vai atender a demanda crescente por produtos de marcas como Pedigree, Whiskas, Royal Canin, especialmente nas categorias de alimentos úmidos e petiscos.
De acordo com Henrique Carvalho, diretor de Manufatura e Suprimentos da Mars Pet Nutrition, a operação gerou mais de 100 empregos diretos e indiretos e fortaleceu parcerias com fornecedores e transportadoras regionais.