Empresa auxilia na implementação da acreditação veterinária

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

ACREDITAÇÃO VETERINÁRIA
Bruna Malagoli e Andrea Quaglio, fundadoras da AcreditaPet | Foto: Divulgação

A AcreditaPet chegou ao mercado para ajudar clínicas, hospitais e centros diagnósticos veterinários a implementarem a acreditação veterinária. Fundada pela farmacêutica hospitalar Bruna Malagoli e pela enfermeira Andréa Quaglio, a empresa realiza serviços de consultoria e treinamento com base no manual da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV), que viabiliza a conquista do selo de qualidade da entidade.

Enquanto esse modelo já é comum em hospitais para uso humano, no setor veterinário ainda é uma prática em desenvolvimento. As sócias do projeto ostentam mais de uma década de experiência em padrões de qualidade e segurança do paciente na saúde.

Bruna já atuou como avaliadora da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é fundadora do Instituto Ishikawa, especializado em consultoria de gestão da qualidade na saúde. Andréa atua como avaliadora homologada pela ONA desde 2013 e integra o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). Com essa bagagem, decidiram aplicar seu conhecimento na área veterinária.

A ideia da AcreditaPet surgiu de uma experiência pessoal de Andréa em 2015, quando ela se mudou para o Rio de Janeiro e precisou de atendimento especializado para sua cachorrinha. “Percebi que havia espaço para a implementação de protocolos que já eram comuns na saúde humana”, conta. A partir dessa percepção, ela e Bruna adaptaram ferramentas de acreditação e segurança do paciente para a realidade das clínicas veterinárias.

Em janeiro deste ano, oficializaram o lançamento da AcreditaPet. Para se aproximarem das particularidades do segmento, elas contam com o apoio técnico de Alexandre Camargo, médico veterinário especialista em anestesiologia e mestre em epidemiologia experimental aplicada a zoonoses.

Acreditação veterinária tem consultoria especializada

A acreditação veterinária é indicada para clínicas, hospitais e laboratórios veterinários interessados em melhorar seus processos e obter o selo de qualidade da ABHV. “O serviço de consultoria inclui elaboração de fluxos assistenciais, registro adequado de prontuários, identificação correta dos pacientes, entre outras práticas fundamentais. Nossa missão é orientar e capacitar as instituições para que sigam os padrões adequados”, explica Bruna.

Além do apoio na obtenção de acreditações oficiais, a empresa também desenvolve projetos de qualidade personalizados para estabelecimentos veterinários. Atualmente, a AcreditaPet trabalha no aperfeiçoamento de processos de fluxo cirúrgico para dois clientes, buscando aumentar a segurança do agendamento até a alta dos animais.

Planos de expansão e novos projetos

Com o foco em ampliar sua atuação e aumentar a conscientização sobre a acreditação na saúde veterinária, a AcreditaPet já traçou seus planos para o futuro. Em 2025, a empresa pretende lançar seus próprios projetos de qualidade. “Queremos que as instituições percebam o valor agregado dessas certificações, incentivando o avanço contínuo em qualidade e segurança”, ressalta Andréa.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: