Gato bicolor: origem imprecisa e mestiçagem


A origem do gato bicolor é um mistério antigo e fascinante. Embora existam várias teorias, ninguém sabe ao certo de onde esse gato específico surgiu. Alguns acreditam que ele tenha aparecido em algum momento do século 19, enquanto outros afirmam que ele tem raízes ainda mais antigas. Há evidências de gato bicolor em pinturas, gravuras e até mesmo em objetos arqueológicos de civilizações milenares, como o Egito Antigo e a Europa medieval.
O gato bicolor é considerado mestiço e não há como determinar sua origem com exatidão. De acordo com alguns estudiosos, pode ter surgido a partir de cruzamentos entre espécies domésticas e selvagens. Uma tese parte do princípio que a pelagem é resultado de uma mutação genética, ocorrida durante o desenvolvimento fetal. Essa mutação pode afetar a distribuição de cores no pelo do gato.
Gato bicolor combina preto com branco, amarelo e vermelho
O gato bicolor apresenta as mesmas características físicas que qualquer outro gato. No entanto, a diferença é que ele tem pelos com duas cores distintas. Geralmente, esse gato é branco e preto, mas também pode ter outras combinações de cores, como amarelo e preto ou vermelho e preto.
Além disso, também é conhecido pelas orelhas pontiagudas, o focinho curto e os olhos grandes. O corpo tem formato variado e é de porte médio. Seus pelos também são mais curtos do que os dos gatos de outras raças. Outra característica física que o distingue dos demais é a “máscara” na face, ou seja, a cor do pelo que encobre a área do focinho pode ser diferente da cor do restante do corpo. Ele também pode ter patas, orelhas e cauda em uma cor diferente da pelagem principal.
Temperamento dócil e gentil
O que não é difícil de identificar é a personalidade desse gato. Ele é geralmente muito amigável, leal e extrovertido. O temperamento dócil e gentil é perfeito para o tutor que deseja ter um pet companheiro. A convivência do gato bicolor com os membros da família e outros animais de estimação da casa também é tranquila.
Por outro lado, é também independente e ativo. Está constantemente procurando formas de se divertir, por isso é importante fornecer brinquedos e atividades para mantê-lo entretido e satisfeito. O gato bicolor é um pouco mais exigente do que outras raças de felinos e o tutor deve estar preparado para aqueles momentos em que o bichano quer atenção exclusiva de seu pai.
A curiosidade também é um traço marcante do gato bicolor, o que o leva a explorar incessantemente o ambiente, investigando cada canto por onde passa e se aventurando em novos lugares. É preciso ter em mente ainda que o gato bicolor está em extinção e como tal é necessário que receba cuidados para garantir o seu bem-estar.
Proteção à pelagem branca
Em relação à pelagem, o gato bicolor com áreas brancas tende a ter maior propensão a manchas e descoloração. Essas áreas, especialmente na barriga, focinho e orelhas, são mais suscetíveis a queimaduras solares. Por isso, é prudente evitar a exposição do bichano ao sol durante os horários de pico de radiação solar.
Da mesma forma, o de pelagem branca e também com olhos claros, pode lacrimejar em excesso e apresentar manchas ao redor dos olhos. A limpeza da região com uma gaze embebida em água morna ameniza o problema.
Quanto à saúde, o gato bicolor pode sofrer de algumas doenças comuns ao longo de suas vidas, como infecções de ouvido, diabetes, doença renal e artrite. Por isso, é importante visitas regulares ao veterinário. Monitorar o peso do gato e garantir que ele esteja dentro da faixa adequada para a sua idade e raça evita o ganho de peso em demasia.