Facebook Instagram Linkedin
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
Buscar
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Buscar
Notícias no seu e-mail
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
Facebook
Instagram
Linkedin
Telegram
WhatsApp
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
InícioVarejo
Varejo

Crescem as vendas de produtos pet nos supermercados

Comercialização de itens para cães e gatos aumenta mais que o varejo alimentar em SP

Márcia Queirós
Por Márcia Queirós
5 de junho de 2025
Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Telegram
    Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
    Participe
    PRODUTOS PET NOS SUPERMERCADOS
    Foto: Freepik

    Pesquisa divulgada em maio pela Apas revela que a comercialização de produtos pet nos supermercados apresentou uma expansão de 6,6% no primeiro trimestre deste ano, enquanto o varejo alimentar teve alta de apenas 0,3% nos estabelecimentos de todo o estado de São Paulo.

    Esse desempenho superior já vinha sendo observado desde o ano passado, com destaque para o segundo trimestre de 2024, quando as vendas da cesta pet no canal supermercadista cresceram 8,3%, frente a um aumento de apenas 1% no varejo de alimentos. Para o economista-chefe da Apas, Felipe Queiroz, os dados reforçam a presença cada vez mais significativa dos animais de estimação nos lares brasileiros.

    Outra pesquisa, realizada por amostragem e divulgada pela associação, ouviu 1.086 consumidores em março deste ano sobre o comportamento de compra. Mais da metade dos entrevistados (54%) afirmou que adquire alimentos e outros produtos para cães e gatos nos supermercados. Por outro lado, 42% disseram ter deixado de fazer compras nesses estabelecimentos devido à falta de produtos pet nas gôndolas. Além disso, 27% relataram já ter evitado frequentar uma loja que não permite a entrada de animais de estimação.

    “A importância dos pets para as famílias é muito significativa. Esses dados indicam mudanças estruturais em todo o país. À medida que as cidades se tornam mais verticalizadas e a densidade habitacional por quilômetro quadrado aumenta, cresce também a presença de animais de estimação”, observa Queiróz.

    Ainda segundo ele, em regiões com maior verticalização, há uma tendência de aumento na presença de gatos. Já nas áreas com predominância de casas, os cães costumam ser mais presentes.

    Lares brasileiros com ao menos 1 pet

    modelo panorama petvet
    Fonte: IBGE

    Aumento da participação dos gatos

    O estudo da APAS constatou um crescimento significativo na participação de produtos pets nos supermercados com foco em gatos. No primeiro trimestre do ano passado, as vendas de rações para felinos registraram um aumento de 28,7%. Já no mesmo período deste ano, o crescimento foi ainda maior – 30,8%.

    A pesquisa também revelou que, em algumas regiões, os gatos já superam os cães em representatividade nas vendas de produtos pet. É o caso do norte do estado de São Paulo, onde as vendas de rações para gatos nos supermercados corresponderam a 71,6% do total de itens pet comercializados, enquanto os alimentos para cães representaram apenas 28,4%.

    Procurada pela reportagem, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou, por meio da assessoria de imprensa, que a entidade não trabalha com o recorte de venda de produtos para pets em supermercados. Mas, embora a pesquisa da Apas comprove o crescimento do comércio de produtos pet nos supermercados do estado, os estabelecimentos ainda estão longe de serem o principal canal de vendas de itens para cães e gatos em todo país.

    De acordo com dados da Abinpet, os pet shops pequenos e médios permanecem como quase metade de todo movimento do varejo. Até o final de 2024, movimentaram R$ 36,6 bilhões. Em segundo lugar estão as clínicas e hospitais veterinários, que representam cerca de 18% do faturamento (R$ 13,4 bilhões). Completando o pódio, as cadeias de megastores pet tem uma fatia de 9,3%, faturando R$ 7 bilhões.

    pet

    Dentro do segmento de e-commerce, o varejo especializado também é o segmento que mais vende. Os pet shops virtuais formam 40,6% do faturamento, com R$ 2,3 bilhões, seguido pelas lojas virtuais das mega stores, com R$ 1,5 bilhão (26,8%) e pelas lojas virtuais de pequenos e médios pet shops, com R$ 1,2 bilhão (21,5%).

    O presidente-executivo do Instituto Pet Brasil, Caio Villela, observa que a venda de produtos no varejo alimentar vem avançando à medida que o setor também mostra números de crescimento nos pet shops de bairro, grandes lojas ou e-commerce. Mas, segundo ele, esse cenário cria uma falsa sensação de crescimento pleno.

    “Os custos de produção aumentaram, muito por conta do preço das commodities que são ingredientes do pet food. Vale lembrar que este é o produto mais vendido do nosso mercado”, diz. Além disso, ele cita política tributária desfavorável. “Metade do preço desse mesmo pet food são impostos. O cenário é preocupante, pois, para o poder público, o setor pet ainda não é considerado essencial no Brasil. Infelizmente, seguimos sendo tratados como um segmento supérfluo, o que nos deixou de fora de uma tributação mais justa na reforma tributária. Como reflexo, o setor já observa queda na produção de alimento para animais de estimação. Algo inédito em nossa história até então”, lamenta.

    • Tags
    • animais de estimação
    • Bassar Pet Food
    • destaque
    • Mercado Pet
    • Pets
    • Produtos pet
    • Setor pet
    • Ultimas
    • Varejo
    Compartilhado
    Facebook
    Twitter
    Linkedin
    WhatsApp
    Telegram
      Artigo anterior
      UCBVET aposta em banho a seco para cães
      Próximo artigo
      O impacto da IA nos processos regulatórios na veterinária

      Mais lidas

      Mercado

      Petlove expande soluções para veterinários com SimplesVet

      Mercado

      Mercado pet brasileiro projeta menor crescimento desde 2019

      Internacional

      Inovação e consumo premium ancoram mercado pet do Japão

      Acessórios

      Adesivos de festa junina para pós-banho de pets

      VaiVém

      Reforço nas vendas da Vilavet

      Carregar mais

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Mercado pet brasileiro projeta menor crescimento desde 2019

      Mercado 20 de junho de 2025

      VetBR tem nova coordenadora técnica

      VaiVém 19 de junho de 2025

      Adesivos de festa junina para pós-banho de pets

      Acessórios 18 de junho de 2025

      Petlove expande soluções para veterinários com SimplesVet

      Mercado 18 de junho de 2025

      Reforço nas vendas da Vilavet

      VaiVém 17 de junho de 2025

      Autoclaves para esterilizar instrumentos veterinários

      Lançamentos 17 de junho de 2025

      Mantenedores

      LABORATÓRIO PARA PETS

      Apoiadores

      Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário

      O PANORAMA PETVET é uma plataforma de notícias digitais especializada no mercado pet. O portal e nossos boletins noticiosos veiculam reportagens relevantes e os fatos mais importantes do setor.

      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Telegram
      WhatsApp
      • Indicadores
      • Mercado
      • Veterinária
      • Distribuição
      • Franquias
      • Pet Shops
      • E-commerce
      • Inovação
      • Especialistas
      • Agenda
      • Lançamentos
      • Quem somos
      • Expediente
      • Anuncie

      2022 - Panorama PetVet © - . Todo conteúdo poderá ser reproduzido desde que citada a fonte