
O mercado brasileiro está presenciando a primeira fusão de distribuidoras pet que atuam no segmento de nutrição e saúde animal. O Grupo Animais Distribuidora, que atualmente atende Bahia, Sergipe e Alagoas, firmou parceria estratégica com a Ágil Pet Distribuidora, que atua em Pernambuco. Os quatro estados representam 50% da população da região. As empresas faturam R$ 140 milhões anuais, com uma projeção de crescimento para R$ 200 milhões no final de 2025. As informações foram obtidas com exclusividade pelo Panorama PetVet.
“Nossa meta é fortalecer a atuação no Nordeste, expandindo com uma estrutura unificada que permita otimizar custos, logística, operações comerciais e a integração de tecnologias exclusivas de cada distribuidora”, explica Maurício Nogueira, médico veterinário, fundador e presidente do Grupo Animais. Baiano com 32 anos de experiência no mercado pet, Nogueira começou sua carreira como clínico e lojista. Em 1998, teve a oportunidade de abrir a distribuidora.
Nogueira agora se une a Valdir Sá e Hugo Leonardo Cordeiro de Farias. Pernambucano de Caruaru e administrador de empresas, Sá tem uma sólida experiência nos setores de consumo, alimentos e bebidas. O empreendedor entrou no mercado pet em 2003. Em 2015, junto com Farias, fundou a Ágil Pet Distribuidora. “Estamos combinando o que cada distribuidora tem de melhor para potencializar nossa presença e atendimento no segmento”, diz.

O processo de fusão de distribuidoras pet
A fusão, que foi capitaneada pela empresa de M&A Naia Capital, teve início com a assinatura de um memorando de entendimentos, e agora avança com auditorias e análises contábeis e fiscais. “Já definimos a participação de cada sócio na operação. A administração diária das duas empresas seguirá com as equipes atuais, enquanto o conselho terá um papel estratégico para direcionar nosso crescimento no mercado”, complementa Nogueira.
Os primeiros passos de integração operacional já começaram: promotores de vendas e técnicos de Juazeiro (BA) estão atuando em Petrolina (PE), expandindo a atuação conjunta das empresas. Combinadas, as distribuidoras empregam 159 colaboradores (140 do Grupo Animais e 19 da Ágil Pet) e atendem anualmente cerca de 6 mil clientes, entre pet shops, clínicas veterinárias e casas agropecuárias. As duas distribuidoras movimentam cerca de 8 mil toneladas de alimentos para cães e gatos por ano.

Centro de distribuição e operação logística
O Grupo Animais também possui a GA-log, operadora logística que ocupa um espaço de 5 mil m², e, além de atender suas demandas internas, oferece serviços logísticos para outras 12 empresas dos setores de saúde animal e alimentação humana. Com a fusão, a GA-log também planeja expandir suas operações para Pernambuco.
A Ágil Pet, por sua vez, ampliou recentemente sua cobertura em Pernambuco, passando a atender todo o estado. Atualmente, seu centro de distribuição tem 1.500 m², com capacidade de triplicar o volume de armazenamento e conta com 1.100 SKUs.