A exportação de produtos pet continua a ser um dos motores das indústrias brasileiras que atuam no setor, apesar da crescente alocação de esforços para o mercado interno.
No último ano, as empresas exportadoras obtiveram uma receita de US$ 412,5 milhões (cerca de R$ 1,9 bilhão no câmbio atual). O crescimento nos últimos dez anos é de 54%. Os indicadores são do Projeto Setorial Pet Brasil, programa de estímulo à internacionalização dos negócios que envolve a Abinpet e o Instituto Pet Brasil (IPB), em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, órgão vinculado ao governo federal.
Os dez países que mais importam produtos do mercado brasileiro respondem por 74% do volume comercializado. E o predomínio no ranking é da América do Sul, com sete nações da região ocupando o top 10.
As quatro primeiras posições pertencem, respectivamente, à Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai. Os Estados Unidos, que chegaram à vice-liderança em 2021, caíram para o quinto lugar. Uruguai, Bolívia, Peru, México e Noruega completam a relação.
Exportação de produtos pet (principais destinos em %)
Exportação de produtos pet agrega cada vez mais países
A exportação de produtos pet agrega cada vez mais países. Em 2005, quando o projeto surgiu por meio de convênio entre a Abinpet e a Apex, as indústrias atendiam 150 países. Hoje, 192 países já estão entre os importadores. E a projeção é alcançar US$ 495,1 milhões, o equivalente a R$ 2,4 bilhões.
“A iniciativa começou com menos de dez empresas. Hoje, já somamos quase 70, das quais 20 são exportadoras. É um segmento em clara expansão, com avanço acima de dois dígitos”, relata José Edson Galvão de França, um dos idealizadores do projeto e membro do Conselho Consultivo do IPB.
Projeto Setorial Pet Brasil contempla missões internacionais
O Projeto Setorial Pet Brasil prevê ainda um calendário de rodadas internacionais de negócios, presenciais ou de forma online. A agenda deste ano já estimulou o intercâmbio com mercados da América Central, China e a Itália – esta por meio da participação da feira Zoomark International.
Argentina, Estados Unidos, Marrocos e México são os próximos alvos das missões deste ano. Em novembro, o grupo também participa da International Pet Meeting Expo, cuja edição de 2023 acontecerá no Brasil em novembro.
As empresas interessadas em participar devem ter sua atividade econômica enquadrada nos segmentos de pet food (alimento completo e suplementos), pet care (higiene, beleza, equipamentos e utilidades) e pet vet (medicamentos), animais vivos e serviços. Também precisam estar em situação regular junto à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e em dia com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além de se comprometer a encaminhar certidões negativas.