Exclusivo: Popular Pet oficializa pedido por ativos da fusão Petz-Cobasi
Movimento antecipa plano de expansão da Popular Pet e reforça ambição de crescimento nacional
Nesta sexta-feira (dia 19), a rede Popular Pet, que figura entre as cinco maiores do país, protocolou sua manifestação de interesse na compra de lojas que terão de ser vendidas por Petz e Cobasi – como parte das condições impostas pelo Cade aprovar a fusão entre as duas gigantes. O Panorama Pet&Vet obteve a informação em primeira mão.
O CEO e fundador da Popular Pet, Guilherme D’Angelo, afirma que o movimento posiciona a rede na mesma mesa de concorrentes como Petlove e PetCamp, que também disputam os ativos.
“A Popular Pet nasceu há cinco anos com o objetivo de se tornar a maior rede de pet shops do Brasil. Temos crescido mais de 70% ao ano e a eventual aquisição dessas lojas antecipa um plano de expansão que já estava desenhado para os próximos dois anos, especialmente com a entrada na cidade de São Paulo e em outras regiões estratégicas”, afirma.
O Cade determinou a venda de 26 lojas no estado de São Paulo, para preservar a concorrência local. Segundo D’Angelo, a companhia acredita ter diferenciais relevantes frente aos demais concorrentes no processo. “Nosso atendimento é mais humanizado e envolve uma maior proximidade com o cliente. Além disso, temos um modelo robusto de fidelização e gamificação, que integra serviços de saúde e prevenção animal com cashback em todas as plataformas, além de um mix de produtos pensado para todas as classes econômicas”, destaca. “Também estamos integrados a todos os principais marketplaces do mercado”, acrescenta.
Popular Pet prepara nova etapa de crescimento
Fundada em 2021 em São José dos Campos (SP), a Popular Pet construiu em poucos anos uma trajetória de crescimento acelerado. Hoje conta com 30 lojas próprias no país, concentradas na região do Vale do Paraíba, no interior paulista. Mantém ainda um centro de distribuição com mais de 3 mil m², que sustenta a operação física e digital da marca.
“Hoje somos uma operação genuinamente omnichannel, com vendas presenciais, atendimento via WhatsApp, integração com plataformas como iFood e Rappi, além de atuação em marketplaces”, conta D’Angelo. A empresa também opera no e-commerce. “Logo percebemos a necessidade de incorporar as vendas online. Hoje também somos uma plataforma digital com estoque suficiente para abastecer o e-commerce e lojas físicas’’, frisa.
Além do varejo, a empresa vem ampliando sua atuação em serviços, com banho e tosa e atendimento veterinário 24 horas, operando seis hospitais e clínicas veterinárias. A companhia soma 380 colaboradores diretos e 535 indiretos.
A trajetória chamou a atenção do family office Epitychia, do empresário Janguiê Diniz, controlador do grupo Ser Educacional, que adquiriu participação minoritária na empresa em 2024. O aporte reforçou a estrutura de capital, a governança corporativa e os processos de compliance da companhia.
“A Popular Pet já conta com governança corporativa ativa e formal já implantada, com Conselho de Administração atuante e conselheiros altamente capacitados. Nossa diretoria estatutária também é composta por profissionais com ampla experiência no varejo”, afirma D’Angelo.
O executivo destaca ainda que ele próprio e o cofundador e diretor operacional, Rafael D’Angelo, têm mais de 14 anos de atuação no setor e já comandaram operações com mais de 300 lojas e 4 mil colaboradores. “Com a entrada do family office de Janguiê Diniz, aceleramos ainda mais o processo de profissionalização. Ele é acionista relevante e conselheiro da companhia, o que torna nossas estratégias e acompanhamentos muito estruturados”, completa.

Empresa já tem plano financeiro para disputar ativos, diz CEO
Questionado sobre a estrutura financeira, D’Angelo afirma que a empresa já está preparada para avançar no processo. “Existe uma estimativa de investimento e uma estrutura de financiamento já pensada e desenvolvida. Foi justamente por isso que protocolamos nosso interesse poucos dias após a decisão do Cade”, explica
Com expectativa de encerrar 2025 com faturamento superior a R$ 110 milhões e projeção de alcançar R$ 200 milhões em 2026, a Popular Pet passa a ser vista como um player relevante na disputa por ativos estratégicos que podem acelerar sua expansão nacional. “Nosso planejamento é nos tornarmos a segunda maior rede de pet shops do Brasil, atrás apenas da Petz–Cobasi. Essa aquisição acelera esse processo”, afirma o CEO.
Ao se posicionar formalmente como interessada nos ativos que serão desinvestidos, a Popular Pet sinaliza um novo passo em sua estratégia de crescimento e passa a testar sua capacidade de competir em um dos processos mais relevantes da história recente do varejo pet no Brasil.
| Popular Pet Fundação: 2021 Sede: São José dos Campos (SP) Capilaridade: 30 lojas no concentradas no Vale do Paraíba Faturamento estimado: acima dos R$ 110 milhões em 2025, com projeção de R$ 200 milhões para 2026 Número de colaboradores: 380 colaboradores diretos e 535 indiretos |