E-commerce pet já gera R$ 6 bi e pode transformar o varejo
 por José Edson Galvão de França em 
 e atualizado em
por José Edson Galvão de França em 
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Não é segredo que, apesar do seu tamanho e potencial, o mercado pet brasileiro tem desafios. Este ano, por exemplo, nossa projeção de crescimento foi revisada para baixo – de 3,5% para 2,4% em relação a 2024, apontando para R$ 77 bilhões.
Mas diversos segmentos demonstrar ter um norte para que as empresas se conectem com o consumidor e apresentem soluções práticas para que seus produtos cheguem às famílias. Nesse âmbito, o e-commerce consolida-se como força transformadora, movimenta recursos já expressivos e pode, em um futuro próximo, reconfigurar a forma como os brasileiros adquirem produtos para seus pets.
- Nossos dados recentes mostram que dentro desse segmento, o varejo especializado mantém a liderança. Os pet shops exclusivamente virtuais devem representar 37,3% do faturamento digital em 2025, com R$ 2,29 bilhões em vendas.
- Em seguida vêm as lojas virtuais das megastores, com R$ 1,98 bilhão (32,2% do mercado online) projetados.
- Logo depois, as plataformas de pequenos e médios pet shops, que podem movimentar cerca de R$ 1,23 bilhão (21% do mercado) este ano.
Ou seja, de certa forma, todos os players estão no e-commerce.
Diante do crescimento do canal digital, surge uma questão estratégica
Como ampliar a participação online mantendo competitividade em cenário econômico desafiador?
É aqui que a eficiência operacional do e-commerce emerge como diferencial indispensável, oferecendo vantagens que transformam a experiência de consumo e os resultados das empresas. Acreditamos que o e-commerce apresenta características que podem ser transformadoras – catálogos extensos sem restrições de espaço físico, programas de assinatura que garantem recorrência para consumidores e empresas, personalização de ofertas baseada em histórico de compras, além de estratégias de precificação dinâmica que respondem rapidamente às variações de mercado.
Essas estratégias podem atender a um público que já se acostumou a comprar itens para toda a família pela internet. O que isso significa? Temos que oferecer produtos especializados, informações detalhadas e a comodidade de receber em casa itens essenciais como pet food, produtod de higiene e bem-estar e acessórios.
Atender com excelência no ambiente digital significa abraçar tecnologias que conectem marcas e consumidores de forma genuína, construindo relacionamentos duradouros baseados em conveniência e confiança.
O e-commerce não é apenas um canal complementar para o setor pet. Trata-se de uma plataforma estratégica essencial na construção de um mercado mais acessível, informado e alinhado com o novo papel dos pets na sociedade brasileira.
 
    									    								 
    									    								 
    									    								 
    									    								 
    									    								