Dia Internacional do Gato Preto: mitos e verdades sobre o pet
O Dia Internacional do Gato Preto é comemorado neste domingo (27). A data visa conscientizar sobre os maus-tratos que esses pets sofrem, principalmente em outubro, mês do Halloween, que ressurgem histórias associando-os ao azar. Esse mito surgiu há muitos anos, quando acreditavam que esses animais eram “bruxas disfarçadas em forma de gato”.
Dia Internacional do Gato Preto: mitos e verdades
Gatos pretos trazem má sorte. Mito. Infelizmente, esses pets tiveram essa fama imposta sobre eles, mas muitos tutores consideram sorte ter um gatinho preto como animal de estimação.
Bichanos pretos são mais resistentes a doenças. Verdade. Esses pets podem ser geneticamente mais resistentes a algumas doenças. Algumas pesquisas indicam que os gatinhos da cor preta podem ser resistentes à FIV (HIV felino).
Gatos pretos são totalmente pretos. Mito. Segundo informações da Mars, ao observar a pelagem sob a luz solar, por exemplo, é possível notar que algumas áreas têm tonalidades marrons. Essa característica pode estar ligada à genética e à quantidade de melanina presente no pet.
Os abrigos e ONGs suspendem doação de gatos pretos em outubro.
Verdade. Em outubro, mês do Halloween, alguns abrigos decidem suspender a adoção de gatos pretos devido à associação desses animais com azar, temendo que possam ser maltratados ou explorados.
Gatos pretos causam epidemias. Mito. Essa crença surgiu na Europa em tempos antigos e não passa de um mito. Se um gatinho passou ao seu lado, pode até ser um indicativo de que simpatiza com você.
Gatos pretos são adotados na mesma proporção que gatos de outras cores. Verdade. Os gatinhos pretos costumam ser até mais procurados que os gatos de outras cores.
Existe somente uma raça de gato preto? Mito. De acordo com a Cat Fanciers’ Association, essa coloração pode ser encontrada em mais de 20 raças diferentes. A raça Bombaim é a mais conhecida.
Clique aqui e saiba mais sobre as cores dos gatos.