Você sabe quais são as frutas que gatos não podem comer?
Variar o cardápio do bicho de estimação, incluindo na dieta a diversidade de frutas encontradas no país, é o desejo de todo tutor. Afinal elas são ricas em vitaminas e nutrientes e, nem de longe, se pensa na hipótese de que possam fazer algum mal ao pet. Mas há frutas que os gatos não podem comer e que, em alguns casos, se consumidas, podem resultar em morte do animal.
Embora extremamente comuns no Brasil, algumas delas são um verdadeiro veneno para o gato. Servi-las ao bichano significa submetê-lo ao risco de contrair doenças graves como insuficiência renal ou intoxicação aguda ou crônica. Vômitos, diarreia, fraqueza e letargia são outros distúrbios ocasionados pela ingestão indevida de determinadas frutas.
Confira a seguir as frutas que gatos não podem comer:
Uva – nunca ofereça uva, seja fresca ou passas, para o seu gato. Um composto contido na fruta faz com que ela ataque os rins do animal o levando à morte. Entre 6h e 12h horas após a ingestão, o tutor pode identificar nos bichanos fraqueza e temores
Ameixa – Tal como a uva, seja fresca ou seca, não pode ser consumida por gatos. O cianeto contido na fruta pode ser fatal ao bichano
Laranja – Benéfica para os humanos, a fruta é um veneno para os gatos por causa da alta acidez que é prejudicial ao estômago do animal. Além disso, outras substâncias interferem no sistema nervoso do bichano.
Limão – Assim como o a laranja, os ácidos não fazem bem ao felino e podem provocar intoxicação. A notícia boa é que a maioria dos gatinhos não suporta nem mesmo o cheiro do limão.
Mexerica – É o mesmo caso da laranja e do limão. A acidez pode provocar vômito, diarreia e fraqueza
Carambola – A caramboxina e o oxalato são substâncias tóxicas da carambola que provocam alterações gastrointestinais e hipoglicemia nos felinos
Maracujá – Apesar das propriedades calmantes, o maracujá também é uma fruta ácida que causa desconforto estomacal ao animal
Abacate – Muito apreciado pelas pessoas por ser ótima fonte de potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, é uma fruta proibida para gatos. Ela tem uma toxina que pode causar problemas respiratórios e até inflamação no pâncreas.
Tomate – Não é indicado para gatos, mais uma vez, por causa da acidez e da presença da solanina, que também pode ser tóxica.
Além dos distúrbios já citados, essas frutas podem causar anorexia (emagrecimento rápido), apatia, cansaço, dores abdominais e mudança comportamental. Se você reparar que seu gato está apresentando qualquer um desses problemas, o ideal é que vá a uma clínica ou hospital veterinário. Dependendo do caso, pode ser necessária uma lavagem gástrica, bem como uma fluidoterapia (soro na veia) com medicações antitóxicas.