Conheça as espécies de cobras domésticas


Muitas pessoas ainda veem as cobras domésticas como um pet muito diferente. No entanto, é importante saber que as cobras adequadas para criação em casa são aquelas não peçonhentas ou venenosas e, portanto, não representam perigo para a família. Embora algumas possam morder, essas mordidas geralmente causam apenas escoriações leves, sem riscos significativos, semelhante ao que pode ocorrer com pets convencionais, como cães.
5 benefícios de ter cobras domésticas
Vivem em terrário
Não são pets que precisam passear e vivem tranquilas no terrário. Mas antes de montar o terrário, é importante conhecer o habitat natural da cobra, pois cada espécie tem suas características. Também é fundamental que coloque elementos no habitat, como troncos e substratos.
São independentes
Por não serem como cachorros, gatos ou coelhos, esses pets não precisam de muitos cuidados diários. Também não sofrem com ausência do dono, sendo uma boa opção para quem fica mais tempo fora de casa.
Variedade de tipos
Elas podem ser encontradas em diversas cores, tamanhos e comportamentos, ficando a escolha do futuro tutor decidir a melhor opção para o lar.
São silenciosas
As cobras não emitem nenhum som, sendo ideais para quem tem a preocupação de incomodar os vizinhos com barulhos.
Não comem muito
Por serem animais carnívoros, sua alimentação é a base de mamíferos, como ratos e camundongos ou aves e se alimentam poucas vezes, podendo ficar semanas ou mais dias sem comer.
Espécies de cobras de estimação
É importante ressaltar que para ter esse animal em casa, é preciso ter a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O pet deve apresentar nota fiscal e um microchip de identificação. Veja as espécies legalizadas pelo instituto:
Cobra do Milho
Essa espécie é uma das mais famosas por conta do seu temperamento calmo e amigável. Conhecida como Corn Snake, é indicada para os pais de primeira viagem, que não possuem tanta experiência com cobras. Pode viver até 20 anos e seu comprimento varia entre 1,3 e 1,8 metros.
Píton Real
Conhecida também por Píton Bola por se enrolar em si mesma quando se sente ameaçada. Essa espécie é bastante tranquila e dócil. Pode medir entre um e dois metros e é fácil de manuseá-la.
Falsa Coral
É chamada de Falsa Coral por não ser peçonhenta como a Coral Verdadeira. Possui entre 0,5 e 1,5 metros de comprimento.
Jiboia arco-íris
Essa jiboia é uma serpente que tem o dorso pardo-avermelhado, com manchas escuras e ventre amarelo.
Considerada uma das espécies mais bonitas do país devido a sua coloração, pode atingir até 1,5 metros de comprimento. Assim como as outras citadas, também não é venenosa e, para abater as presas, as envolve até que percam a circulação sanguínea por completo.