As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Como fazer uma viagem internacional com pet?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

viagem internacional com pet

As férias chegaram e, depois de alguns anos de maior precaução, quem não quer respirar novas ares? Só que, principalmente durante a pandemia, muitas famílias adotaram um bichinho de estimação e agora se perguntam: como fazer uma viagem internacional com pet?

Começamos com a boas notícias: é possível sim levar seu amigão com você na próxima aventura. Antes do embarque, você terá que se atentar a algumas coisas, mas, calma, a gente deixa tudo explicadinho pra você.

Conheça as regras antes da viagem internacional com pet

Antes de embarcar para sua viagem internacional com pet, é importante pesquisar as regras vigentes no país de destino. Cada nação mantém sua própria legislação para permitir ou não a entrada de animais.

Vamos dar um breve exemplo aqui citando as regras para entrada nos Estados Unidos, um dos destinos mais buscados pelos viajantes. Antes de colocar o pé na estrada, o bichinho precisa fazer uma quarentena de 45 dias e, dependendo do caso, pode ter que ficar outros 28 dias em isolamento já no Exterior.

Check-up é imprescindível

Dependendo do destino da viagem, ela pode ser longa e, por consequência, cansativa, até mesmo para os humanos. O mesmo se aplica para os cachorros e gatos.

Só que o cansaço não é a única coisa a se levar em conta antes da viagem internacional com pet. Os mais idosos ou que tenham uma saúde mais frágil precisam de um olhar mais atento para as situações de estresse.

Por isso, antes de viajar, consulte um veterinário para determinar a segurança da viagem e a melhor maneira de fazê-la.

Vacina em dia

A carteira de vacinação do seu animal de estimação é algo que você simplesmente não pode esquecer, mantendo-a atualizada e incluindo na bagagem.

Para não oferecer riscos à fauna local, todos os países exigirão a carteira com os imunizantes para permitir a entrada e cada um deles exige uma lista de vacinas obrigatórias específicas.

Preste especial atenção nesse trecho. Antes de sua viagem internacional com pet, cheque essa lista de vacinas. Isso porque alguns destinos exigem que o imunizante tenha sido aplicado até 90 dias antes da permissão da entrada. Então, não perca o prazo.

Pesquise como será no avião

Não existe uma regra geral sobre como os animais devem viajar nos aviões. Cabe a cada companhia aérea definir como transportará os peludos. Por isso, é interessante pesquisar antes de embarcar se o seu amigo irá com você na cabine ou no porão.

E se eu não puder levar meu pet comigo?

É triste, mas às vezes acontece. Nem sempre é possível contar com a companhia de nossos bichinhos, principalmente quando viagens internacionais estão envolvidas.

Só que isso não é desculpa para abandono, viu? Você pode pedir para um parente, amigo ou vizinho acolher ou visitar periodicamente seu pet para checar se está tudo certo, dar um carinho, repor a comida e trocar a água.

Caso não haja ninguém disponível, você sempre pode procurar uma creche na região. Profissionais capacitados darão todo seu carinho e atenção para seu pet durante sua ausência.

Fonte: Panorama PetVet 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS