No verão, aumenta a preocupação com a saúde dos pets. Diferentemente dos humanos, os animais não conseguem se refrescar tão facilmente nessa época do ano. As temperaturas cada vez mais elevadas com o passar dos anos estão entre as principais causas de desidratação dos bichos de estimação.
Como evitar a desidratação dos pets no verão é uma questão que mobiliza tutores. É preciso tomar medidas preventivas para garantir que os animais passem esse período prolongado de clima quente e abafado com todo conforto possível. O calor excessivo pode ocasionar uma rápida perda de líquidos. A desidratação, em casos extremos, pode levar o pet à morte.
A seguir, algumas dicas para amenizar os efeitos do calor e evitar a desidratação dos pets no verão:
- Troque a água do bebedouro com frequência, garantindo que esteja sempre fresca e abundante. É uma forma de estimular os pets a bebê-la mais vezes.
- Aumente o número de banhos e brincadeiras na água. Porém, não se esqueça de secar bem os pelos para evitar a proliferação de fungos por causa da umidade.
- Se você tem um quintal ou um pátio grande, considere a possibilidade de instalar uma piscina para animais. É uma ótima providência para refrescar pet nos dias mais quentes e também para distraí-lo.
- Evite passeios entre 10 h e 17 h, o período mais quente do dia. É uma precaução importante para preservar a saúde do animal
- Ao levar o pet para caminhadas faça paradas estratégicas para que ele se hidrate. O tutor pode levar água em um cantil ou usar bebedouros disponíveis no caminho.
- Redobre a atenção e cuidados com filhotes, idosos, obesos, com focinhos curtos e de pelos longos. Eles têm maior tendência a apresentar problemas respiratórios, desidratação e dificuldade em perder calor.
- Cães e gatos de pelagem branca têm maior sensibilidade ao sol. É recomendado evitar a exposição direta ao sol e, se necessário, usar um protetor solar específico para animais.
- Os pets devem ficar em locais arejados e em abrigo protegido, com pisos frios, gramados ou terra, de preferência.
- Uma dieta equilibrada é uma parte importante da prevenção da desidratação. Alimente seu pet de estimação com ração de qualidade, que contenha nutrientes necessários para mantê-lo saudável.
- Fique atento aos sinais de alerta dos animais quando estão sofrendo com o calor: ofegar e babar excessivamente, apresentar fraqueza, letargia, tontura, vômito, diarreia e até desmaiar podem ser indícios de hipertermia, uma condição grave causada pelo aumento da temperatura corporal.
Ao perceber algum desses sintomas, procure um veterinário imediatamente. Aliás, o pet deve ser monitorado com visitas regulares ao especialista e, especialmente no verão, essa medida deve ser seguida à risca.