Como ensinar seu cachorro a sentar: 6 dicas práticas

Ensinar seu cachorro a sentar é um dos comandos mais básicos e mais desejados pelos tutores. Os cães podem aprender facilmente truques básicos e, com um pouco de paciência e perseverança, você pode ensinar seu cãozinho a sentar por uma recompensa.
Nesse artigo, apresentamos 6 dicas práticas para ajudar você a ensinar seu cãozinho a sentar.
1: Oferecer uma recompensa
Você deverá oferecer uma recompensa cada vez que seu cachorro se sentar. Você pode oferecer petiscos ou brinquedos; seja criativo na escolha de sua recompensa.
A recompensa ajudará seu cão a entender que sentar é o que você deseja que ele faça e ele ficará cada vez mais motivado.
2: Pratique os treinos num local tranquilo
Pratique os treinos num local tranquilo, que ofereça poucas distrações. É importante que ele se concentre em você e na recompensa, o que deixará mais fácil ensinar o cachorro a sentar.
3: Faça sessões curtas
Faça sessões curtas de treinamento, pois os cães podem se cansar facilmente e perder sua motivação. Mantenha a sessão curta e interessante, a fim de manter seu cãozinho sempre entusiasmado e participativo.
4: Não force o cão
Para ensinar o cachorro a sentar é necessário a paciência. Pois assim, ele entenderá melhor a ordem. Lembre-se que broncas e castigo não funcionam com cães; seu cão tem que obedecer de forma voluntária.
5: Use comandos e sinais
Você pode usar um comando verbal ou um sinal de mão para ensinar seu cão. O objetivo é o mesmo: fazer seu cão entender que você deseja que ele se sente.
Você pode usar palavras como: ‘sentar’, ‘abaixar’, ‘sentar-se’ ou usar um sinal de mão, dando palmadinhas, por exemplo.
6: Faça sessões de reforço
Depois de ensinar o cachorro a sentar, faça sessões de reforço regularmente. Isso vai ajudar seu cão a se lembrar de sentar quando você lhe pedir e vai mantê-lo atento ao seu comando.
Conclusão
Ensinar seu cão a sentar é um processo divertido e interativo que irá trabalhar seu relacionamento com o pet. Você provavelmente encontrará momentos de frustração durante o processo, mas lembre-se que isso é normal e você e seu cão poderão desfrutar deste momento de aprendizagem juntos.
Dar recompensas e fazer sessões curtas de treinamento são fundamentais para ajudar seu cão a entender o que você deseja que ele faça. Se você seguir estas dicas e for paciente, seu cão logo descobrirá o que você deseja dele.